Ogier supera nevasca e abre ano de defesa do título do Mundial de Rali com vitória em Monte Carlo

Atual campeão do WRC, francês da Volkswagen foi apenas nono na última especial, mas levou a melhor na soma dos tempos e abriu com o pé direito a disputa da temporada 2014

 
Sébastien Ogier abriu com o pé direito o ano de sua defesa de título no Mundial de Rali. Neste sábado (18), o francês confirmou a vitória no Rali de Monte Carlo, etapa de abertura da temporada 2014 do WRC. Apesar de fechar o último estágio de hoje apenas em nono, o piloto da Volkswagen conseguiu 3h55min14s de tempo total nas 15 especiais.
 
Com 1min18s9 de desvantagem, Bryan Bouffier confirmou o bom desempenho da M-Sport sob a chuva e neve da região monegasca e ficou com a segunda posição. Kris Meeke e Mads Ostberg, da Citroën, ficaram em terceiro e quarto, respectivamente.
Sébastien Ogier no Rali de Monte Carlo (Foto: Getty Images)
Jari-Matti Latvala, companheiro de Ogier na Volkswagen, ficou em quinto, com Elfyn Evans, também da M-Sport, completando as seis primeiras posições.
 
O último dia de atividades em Monte Carlo foi marcado pela forte chuva e pela neve pesada, o que forçou os pilotos a entrarem em estratégias arriscadas de pneus.

Muitos pilotos tiveram atuações comprometidas por conta da instabilidade climática, enquanto outros avançaram na classificação – caso de Latvalla, que era 19º antes das tempestades e conseguiu encerrar o dia dentro do top-6.

 
A próxima etapa do WRC ocorre na Suécia, no próximo dia 5 de fevereiro.

Rali de Monte Carlo, final:

1 Sébastien OGIER FRA Volkswagen 3:55:14.4 15 estágios
2 Bryan BOUFFIER FRA M-Sport Ford +1:18.9  
3 Kris MEEKE ING Citroën +1:54.3  
4 Mads ØSTBERG NOR Citroën +3:53.9  
5 Jari-Matti LATVALA FIN Volkswagen +6:08.3  
6 Elfyn EVANS GAL M-Sport Ford +8:37.4  
7 Andreas MIKKELSEN NOR Volkswagen +11:42.3  
8 Jaroslav MELICHAREK ESL Slovakia Ford +21:56.2  
9 Matteo GAMBA ITA Balbosca Peugeot +23:50.7  
10 Yuriy PROTASOV UCR M-Sport Ford +25:43.1  
  Mikko HIRVONEN FIN M-Sport Ford    
  Robert KUBICA POL M-Sport Ford    
  Dani SORDO ESP Hyundai    
  Thierry NEUVILLE BEL Hyundai    
  François DELECOUR FRA M-Sport Ford    
  Martin PROKOP TCH Czech Ford    

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube