Ogier vence abertura do Mundial de Rali em Monte Carlo. Loeb completa em oitavo e Kubica sofre acidente no fim

Exibindo grande performance, Sébastien Ogier abriu a temporada 2015 do Mundial de Rali com vitória neste domingo (25) em Monte Carlo. O francês liderou o trio da Volkswagen. No retorno ao WRC, Loeb completou a prova em oitavo. Apesar da velocidade, Robert Kubica sofreu um acidente no fim da etapa

Sébastien Ogier confirmou a performance segura e precisa deste fim de semana e garantiu a vitória no Rali de Monte Carlo neste domingo (25). É a segunda vez consecutiva que o francês triunfa em uma das mais tradicionais etapas do Mundial de Rali. Dessa forma, Ogier inicia na ponta a briga pelo terceiro título no WRC.

Depois de ver o antigo rival, Sébastien Loeb, liderar o primeiro dia de competições, Ogier tratou de se recuperar e, exibindo uma grande atuação, venceu no segundo e no terceiro dias, controlando bem o ímpeto dos companheiros de Volkswagen, Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen, que também mostraram ritmo forte ao longo da prova monegasca.

Sébastien Ogier celebra a vitória no Rali de Monte Carlo (Foto: Volkswagen/Twitter)

No sábado, o bicampeão iniciou a disputa com 1min45s de vantagem para Latvala. E o finlandês não deu moleza ao colega e finalizou o dia apenas 43s atrás. Mas Ogier soube como administrar a diferença e completou a etapa 58s à frente do parceiro, que garantiu, assim, a segunda colocação na classificação geral do rali.

Com uma desvantagem de 2min12s3, Mikkelsen assegurou para si o terceiro posto no geral, ainda depois de um trecho de recuperação em que perdeu terreno para Mads Ostberg, o quarto colocado no resultado total dos quatro dias de prova. Ostberg também foi o melhor Citroen no geral.

Thierry Neuville fez grande apresentação também com o Hyundai e se colocou em quinto, com o companheiro de equipe, Dani Sordo, em sexto. Elfyn Evans foi o sétimo. Depois dos erros e de uma performance arrojada no sábado, Loeb ainda terminou o rali em oitavo, duas posições à frente de colega Kris Meeke. Martin Prokop se pôs entre os dois, em nono.

Robert Kubica viveu uma etapa de altos e baixos. O polonês sofreu com erros e um problema elétrico no carro no primeiro dia, mas soube se recuperar e chegou a vencer um estágio no sábado, mas neste domingo o ex-piloto da F1 sofreu novo revés.

Sébastien Ogier abre a temporada na liderança (Foto: Getty Images)

Com problemas nos freios, acabou sofrendo um acidente logo depois da 14ª especial, quando bateu em um muro e danificou toda a lateral direita de seu carro. Apesar do impacto, nem o piloto e nem o navegador tiveram ferimentos.

A próxima etapa do WRC acontece no mês que vem, entre os dias 12 e 15 de fevereiro, na Suécia.

WRC, Rali de Monte Carlo, Dia 4, Final:

1 1 SÉBASTIEN OGIER FRA VOLKSWAGEN 3:36:40.2 15 ESTÁGIOS
2 2 JARI-MATTI LATVALA FIN VOLKSWAGEN +58.0  
3 9 ANDREAS MIKKELSEN NOR VOLKSWAGEN +2:12.3  
4 12 MADS OSTBERG NOR CITROËN +2:43.6  
5 7 THIERRY NEUVILLE BEL HYUNDAI +3:12.1  
6 8 DANI SORDO ESP HYUNDAI +3:12.9  
7 5 ELFYN EVANS ING M-SPORT +5:23.7  
8 4 SÉBASTIEN LOEB FRA CITROËN +8:34.7  
9 21 MARTIN PROKOP TCH JIPOCAR +9:54.8  
10 3 KRIS MEEKE ING CITROËN +10:55.6  

SOB NOVAS CORES

A Sauber terá uma nova pintura na temporada 2015 da F1 – uma bem parecia com a que a Carlin, da GP2, teve em 2014. Não é coincidência que as duas equipes têm em comum Felipe Nasr como um dos pilotos. O novo layout vai divulgar o patrocínio do Banco do Brasil. Assim, o carro suíço vem azul e amarelo neste ano, pode confirmar o GRANDE PRÊMIO.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

A PRIMEIRA IMAGEM
Dentro da proposta de mostrar pequenos detalhes do novo carro para a temporada 2015 da F1, a Ferrari divulgou um vídeo, de apenas 15s, que revela Sebastian Vettel já dentro da criação deste ano da icônica equipe italiana.
 
A esquadra de Maranello vai apresentar o modelo para o campeonato deste ano no próximo dia 30 de janeiro.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO. 

A COISA ESTÁ FEIA

Em situação falimentar, a Sauber pena para desenvolver o C34 porque usou todo o dinheiro que recebeu de Felipe Nasr, Marcus Ericsson e a FIA para pagar o que devia. Não fosse a Ferrari a parceira que é, a equipe suíça teria caído fora do campeonato junto com a Caterham e a Marussia. O GRANDE PRÊMIO conta os bastidores da escuderia que vai ter de se virar para tentar alinhar seus carros no GP da Austrália, daqui 50 dias.

Leia a reportagem exclusiva do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.