Organização do Dakar cria caminho alternativo para desviar de dunas na Bolívia e evitar abandonos

As exigentes dunas da Bolívia fizeram a organização do Rali Dakar tomar uma decisão de última hora. Poucas horas antes do início da disputa, ficou acertado que o trecho entre Jujuy e Tupiza terá um trecho secundário, mais fácil – mas que acarreta em uma punição de 12 horas

A organização do Rali Dakar tomou uma decisão importante neste domingo (1º), horas antes do início da edição 2017. Temendo um alto número de abandonos já nos primeiros dias de competição, a prova terá um caminho alternativo para aqueles que não quiserem desafiar dunas entre as cidades de Jujuy e Tupiza, adentrando no território boliviano.
 
Trata-se do traçado da quarta etapa do Dakar 2017. O trecho tem 521km de distância, com altitude beirando os 4000m acima do nível do mar. Em condições tão exigentes, as altas dunas viraram um obstáculo complexo demais.
 
Assim, fica definido que é possível usar os dois traçados. Todavia, aqueles que optarem por usar a versão mais simples vão precisar arcar com a adição de 12 horas ao tempo total. Em outras palavras: aqueles que quiserem sonhar com vitória no Dakar vão precisar se aventurar na versão mais exigente.
O Dakar vai dar duas opções aos competidores na Bolívia (Foto: AP)
A medida da organização é diretamente relacionada com o menos número de participantes na edição de 2017. Depois de um 2016 com 354 veículos participando, a nova edição começa com apenas 316.
 
O Dakar 2017 parte de Assunção, capital do Paraguai, no dia 2 de janeiro. Depois de 12 etapas, a competição se encerra em 14 de janeiro, regressando a Buenos Aires, na Argentina.
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube