Carros: Mini domina estágio, Al-Attiyah/Cruz vence e liderança do Dakar segue com Roma/Perin

Mini coloca cinco carros entre os seis primeiros, duo liderado por piloto do Catar completa trecho entre Salta e Calama em 2h32min57s e se mantém na quinta colocação na classificação geral. Roma e Perin, sextos no dia, seguem na primeira posição

 
8ª etapa  
Salta (ARG) – Calama (CHI)  
Deslocamento: 737 km  
Trecho cronometrado: 302 km  
Percurso total: 1039 km

O oitavo estágio da edição de 2014 do Rali Dakar entre os carros foi dominado pela Mini. A vitória nesta segunda-feira (13) ficou com a dupla Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz. Os representantes do carro #301 completaram o longo trecho entre Salta, na Argentina, e Calama, no Chile, em 2h32min57s, contando ainda com passagem por Uyunu, na Bolívia.
 
A vitória, contudo, não veio de forma fácil. A vantagem dos vencedores do dia para os parceiros de equipe Stéphane Peterhansel e Jean Paul Cottret, que cruzaram a linha de chegada na segunda colocação, foi apenas de 1min12s.
Nasser Al-Attiyah e Lucas Cruz (Foto: Frederic Le Floch/DPPI)
No terceiro lugar, não tão longe dos líderes da Mini, aparece a SMG de Carlos Sainz/Timo Gottschalk, com desvantagem de 2min36s para o tempo dos melhores desta segunda. Orlando Terranova/Paulo Fiuza, com outra Mini, fechou no quarto posto, com a dupla Krzysztof Holowczyc/Konstantin Zhiltsov, surpresa do dia, na quinta posição.
 
A liderança depois de oito estágios continua nas mãos de Nani Roma/Michel Perin, também da Mini. Sexta dupla a chegar em Calama, o duo agora tem 31min53s de vantagem para Peterhansel/Cottret. A terceira colocação no agregado ainda está com Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz, da Toyota, com Terranova/Fiuza em quarto e Al-Attiyah/Cruz em quinto.
 
Única equipe brasileira na disputa, a dupla Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, da Mitsubishi Petrobras, conseguiu o 11º tempo na oitava especial, e agora ocupa a 14ª posição na soma dos tempos, com desvantagem de 3h57min26s para os líderes.
 
Rali Dakar 2014, carros, resultados após 8 estágios:
1 Nani ROMA ESP Mini   27:03:52 8 estágios  
Michel PERIN FRA    
2 Stéphane PETERHANSEL FRA Mini   +31:53    
Jean-Paul COTTRET FRA      
3 Giniel DE VILLIERS AFS Toyota   +48:23    
Dirk von ZITZEWITZ ALE      
4 Orlando TERRANOVA ARG Mini   +54:34    
Paulo FIUZA POR      
5 Nasser AL-ATTIYAH CAT Mini   +1:18:24    
Lucas CRUZ ESP      
14 Guilherme SPINELLI BRA Mitsubishi   +3:57:26    
Youssef HADDAD BRA      

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.