Perto da estreia no Campeonato Europeu, Kubica diz que é impossível comparar rali com F1

Polonês disse que vai disputar o Mundial e o Europeu de Rali com “100% de dedicação”. Sem experiência, ele admitiu que pretende acumular quilometragem nas primeiras etapas dos campeonatos deste ano

O ano será cheio para Robert Kubica. O polonês anunciou seu retorno ao automobilismo no início deste mês, quando confirmou que disputa sete etapas da divisão 2 do WRC, o Mundial de Rali. Dez dias depois, ele confirmou que também vai correr em quatro provas do Europeu de Rali, incluindo um retorno à Polônia em competições oficiais depois de um longo período.

Falando das dificuldades que vai enfrentar em sua estreia, Kubica já colocou o Rali de Portugal como o mais complicado em seu primeiro ano na competição. “Todos os ralis serão novos para mim, mas o Rali de Portugal será o mais difícil. Apesar de falarem que já testei na terra, a verdade é que nunca fiz isso”, explicou.

Kubica colocou o Rali de Portugal como um dos eventos mais difíceis do ano (Foto: Robert Kubica/Facebook)

“O Rali de Portugal será meu primeiro evento do WRC, primeiro rali de terra, e pela primeira vez vou disputar etapas de longa duração – uma delas tem mais de 50 km. Será um rali de aprendizagem para nós. O meu objetivo é aprender, e a experiência é fundamental aqui. Será uma curva de aprendizagem para nós”, continuou.

Ele reafirmou que a decisão de deixar a F1 e apostar nos ralis não foi a mais fácil, mas exaltou o nível de competitividade dos campeonatos que vai disputar neste ano. “Tenho 100% de compromisso em tudo que faço na minha vida. Minha abordagem para os ralis será a mesma. Provavelmente, testarei em vários circuitos neste ano, mas só se minha agenda nos ralis permitir isso”, falou.

“O mais importante para mim era voltar a competir em alto nível no esporte. Eu acho que funcionou. Apenas a F1 é tem um nível tão alto quanto o Mundial de Rali embora, na verdade, seja impossível comparar as duas competições. São dois esportes diferentes, então seria como comparar a mais famosa maratona do mundo com os 100 metros disputados nos Jogos Olímpicos”, completou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.