Peterhansel administra vantagem nos carros, termina em quarto na última etapa e vence Sertões

Stephane Peterhansel travou um duelo equilibrado com Guilherme Spinelli nos primeiros dias de competição, mas mostrou a que veio em sua estreia no Rali dos Sertões na semana final, controlou a vantagem que havia conquistado e faturou seu primeiro título na competição

Etapa 10

Iguatu (CE) – Fortaleza (CE)
Deslocamento Inicial: 184 km
Trecho de Especial: 103 km
Deslocamento Final: 170 km
Total: 457 km

Em sua primeira participação no Rali dos Sertões, Stephane Peterhansel começou tendo dificuldades e fazia um duelo equilibrado com Guilherme Spinelli, mas o francês, dez vezes campeão do Dakar, mostrou a que veio e, nas últimas etapas, vinha aumentando a vantagem para o brasileiro e chegou ao final praticamente com a vitória garantida, com 24min03s para seu principal concorrente. Administrando a vantagem, o piloto e seu navegador Jean-Paul Cottret chegaram na quarta colocação e ficaram com a vitória na histórica 20ª edição da competição.

Peterhansel sagrou-se campeão do Rali dos Sertões em 2012 nos carros (Foto: Theo Ribeiro/Fotoarena)

A vitória da etapa ficou com Riamburgo Ximenes, que completou o percurso entre Iguatu e Fortaleza em 1h15s40s, pouco mais de um minuto à frente de Spinelli, o segundo colocado no dia. José Antônio Franciosi, Peterhansel e Marcos Moraes completaram os cinco primeiros colocados do último dia de competições, que começou no Maranhão e percorreu mais de quatro mil quilômetros pelo nordeste brasileiro.

Satisfeito com a nova conquista, Peterhansel já sonha em voltar e disputar a competição novamente. "Foi uma prova muito positiva, vários quilômetros sem nenhum problema com o carro. Um ótimo teste para o Dakar, ótimo treinamento. Se for possível voltar, com certeza será um prazer. Ainda mais agora que conheço melhor sobre a prova”, falou o francês.

Spinelli completou a competição na segunda posição (Foto: Theo Ribeiro/Fotoarena)

No tempo total de prova, Peterhansel ficou com 26h06s53 e acabou o Rali dos Sertões com mais de 23 minutos de vantagem para Spinelli, que acabou com o vice-campeonato. Ximenes, Felipe Bibas e Moraes fecharam os cinco melhores colocados ao final de dez etapas disputadas, sendo duas especiais.

Vice-campeão, Spinelli ficou feliz com a posição, atrás apenas de uma das lendas do automobilismo mundial. "Essa edição do rali foi fantástica. Sempre venho pra vencer, mas esse ano quem venceu foi o melhor do mundo [Stephane Peterhansel]. Só o fato de conseguir disputar contra ele já me deixa satisfeito", afirmou Spinelli.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.