Piloto do primeiro carro elétrico da história a completar Rali Dakar, Jatón ainda comemora vitória em “odisseia”

O Acciona 100% EcoPowered se tornou o primeiro carro elétrico a completar o Rali Dakar. Nas mãos de Ariel Jatón e Germán Rolón, o carro completamente espanhol chegou ao fim na terceira tentativa, entrando na história mesmo sendo o 58º colocado

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Pela primeira vez na história, um carro elétrico completou uma edição do Rali Dakar. O Acciona 100% EcoPowered, pilotado por Ariel Jatón e com Germán Rolón como copiloto, conseguiu chegar ao final na edição que terminou há pouco mais de duas semanas e cravou o lugar na história da prova off-road de maior tradição internacional.

 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Foi a terceira tentativa do carro, que abandonara nas últimas duas edições do Dakar por problemas de confiabilidade. Agora, porém, a história foi diferente. Jatón chegou ao final no 58º lugar geral, mais de 82h atrás do vencedor, Stéphane Peterhansel. Por enquanto, não importa. A notícia é que um carro elétrico completou o Dakar – território ainda inexplorado.

 
"Foi uma odisseia. O Dakar desse ano foi muito duro, com alguns estágios intensos e complicada pelo clima e a altitude da Bolívia. Foi a corrida mais cruel na América do Sul, então estamos animados que alcançamos o final, particularmente num carro elétrico", falou Jatón.
Acciona EcoPowered 100% (Foto: Reprodução/Twitter)
O carro sobreviveu ao que o diretor-geral do Dakar, Marc Coma, classificou como a edição mais difícil na América o Sul, neste ano em que, além de Argentina e Bolívia, também passou pelo Paraguai.
 
O Acciona 100% EcoPowered é resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento da divisão R&D e Inovação da Acciona e foi construído completamente na Espanha, na cidade de Villanova del Vallés. O carro tem um motor de 250 kw, equivalente a 340 cv, além de ser impulsionado por seis baterias de lítio e mais um painel solar de 100 w.
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)<0?n+="px":n,cc.style.display="",s2.width=n,window.frameElement&&(s1.height=c2.offsetHeight+5+"px"),t=500,s1.width="100%"}rs(t)},200)}var c1=window.frameElement?window.frameElement:document.getElementById("crt_ftr"),c2=document.getElementById("crt_ftr"),s1=c1.style;s1.position="fixed",s1.bottom="-4px",s1.left="0px",window.frameElement&&(s1.height="0"),c2.style.textAlign="center",s1.zIndex="60000";var cc=document.getElementById("crt_cls"),s2=cc.parentNode.style;cc.onclick=function(){s1.display="none"};var t=0;rs(0);

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth < 970) ? 302357 : 302359;
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube