Por atropelar fotógrafo em Monte Carlo, Latvala é multado e suspenso por uma etapa do Mundial de Rali

Entretanto, a suspensão de uma prova do Mundial não vai ser aplicada de imediato, ficando em suspenso ao longo da temporada. Além da punição, Jari-Matti Latvala vai ter de pagar € 5 mil de multa. Os comissários de prova consideraram o finlandês culpado pelo erro cometido que culminou com o atropelamento de um fotógrafo na 11ª especial. Além disso, a dupla formada por Latvala e Miikka Anttila, seu navegador, não socorreram o profissional

A temporada 2016 do Mundial de Rali começou cheia de polêmica para Jari-Matti Latvala. Na abertura da temporada, com a disputa do Rali de Monte Carlo, o experiente piloto finlandês vinha conseguindo se recuperar após um começo difícil e, embora não estivesse conseguindo fazer frente a Sébastien Ogier, tricampeão mundial e seu companheiro de equipe na Volkswagen, já era o terceiro e tinha boas chances de chegar ao pódio. Mas todas as chances de um bom resultado caíram por terra depois de um erro no 11º estágio da prova, quando o piloto perdeu o controle do seu Polo R e acabou por atropelar um fotógrafo que, por sorte, escapou sem maiores ferimentos.
 
Mas a direção de prova não aliviou a barra de Latvala. Por decisão dos comissários, o piloto da Volkswagen e seu navegador, o também finlandês Miikka Anttila, foram multados em € 5 mil e ainda foram suspensos por uma prova do Mundial de 2016. No entanto, a esta punição foi aplicado o efeito do sursis, ou seja, a suspensão está suspensa, mas será aplicada caso haja reincidência por parte da dupla nórdica.

A direção de prova entendeu que a tripulação cometeu um erro que culminou com o atropelamento do fotógrafo, que não teve a identidade revelada. Ainda, os comissários disseram que a punição foi imposta por motivo de omissão de socorro. Latvala defende que não viu o impacto no espectador, mas a organização do rali defende que o piloto teve a consciência de que atingiu o fotógrafo, conforme imagens analisadas na câmera on-board do Volkswagen #2 do finlandês.

Jari-Matti Latvala atropela fotógrafo no terceiro dia do Rali de Monte Carlo (Foto: Reprodução)
“Foi apenas quando a visibilidade voltou que ele viu algumas pessoas pulando para o lado e, ao mesmo tempo, ele viu a possibilidade de voltar para a pista. Ele acrescentou que jamais imaginou que tinha atropelado alguém”, diz o comunicado emitido pela direção de prova. Entretanto, os comissários avaliaram que, após uma análise da câmera on-board do Volkswagen Polo R do finlandês, que Latvala viu que atropelou o fotógrafo.
 
“Os comissários avaliaram que, ao analisar as imagens, seria difícil acreditar que o piloto e/ou o navegador não tinham percebido que eles tinham atingido um espectador, já que o corpo pode ser visto de forma bastante evidente no capô e mesmo no para-brisa. Naquele momento, a visibilidade através do para-brisa do lado do piloto não era tão ruim, e o corpo podia ser visto de maneira muito clara”, explicou a direção de prova.
 
Ao longo da investigação do incidente, Latvala disse que sua cabeça se moveu de cima para baixo com o impacto do salto no barranco de grama naquele momento e, portanto, não tinha a melhor visão sobre quem estava à sua frente. Mas os comissários de prova rebateram a afirmação do finlandês ao avaliarem que “não é plausível que a tripulação [piloto e navegador] não tenham considerado a possibilidade de terem atingido um espectador”.
 
“Como pode ser visto em uma imagem de reprodução, havia muitas pessoas em pé ao lado esquerdo, próximas de onde a tripulação escapou. Além disso, quando o carro voltou para a pista, as pessoas buscaram correr da esquerda para a direita. Em tal situação, seria a obrigação da tripulação parar no local do incidente e checar se algum espectador estava ferido”, acrescentou, indicando omissão de socorro de Latvala e Anttila.
 
Outro fator que pesou contra Latvala e Anttila para a aplicação da punição foi o depoimento do repórter Julian Porter. O jornalista afirmou que o piloto da Volkswagen perguntou: “Quando nós escapamos e acertamos o espectador, não foi tão forte, mas você poderia checar se ele está ok?”.
 
O finlandês, por meio de um comunicado emitido pela Volkswagen, chegou a pedir desculpas ao espectador: “Em primeiro lugar, gostaria de salientar que estou muito triste com o que aconteceu hoje. Nós perdemos o controle em uma pista muito escorregadia depois de uma curva à direita, derrapamos em uma vala e escapamos para um campo. Minha visibilidade foi prejudicada brevemente por um vapor no meu motor e a lama que subiu com o choque contra a vala. Vi um espectador pulando para o lado e guiei de forma mais lenta até voltar à pista.”
 
“A equipe me acionou depois da etapa e me informou que eu havia acertado um espectador. Como eu disse, sinto muito sobre o incidente ocorrido”, lamentou o piloto.
 
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