Por segurança, direção de prova do Rali dos Sertões decide cancelar primeira etapa dos caminhões

Jairo Santos, diretor de prova do Rali dos Sertões para carros e caminhões, disse que o cancelamento da especial dos ‘brutos’ foi decidida por questões de segurança, uma vez que muitos carros, que vinham logo à frente, ficaram atolados, impedindo a passagem dos pesados

19/08: 1ª Etapa

São Luís (MA) – Barreirinhas (MA)
Deslocamento Inicial: 134 km
Trecho de Especial: 176 km
Deslocamento Final: 55 km
Percurso total: 365 km

Os dez pilotos inscritos para a disputa do 20º Rali dos Sertões terão de esperar mais um dia para iniciarem, de fato, a luta pelo título da competição. Por razões de segurança, a direção de prova optou por cancelar a primeira especial, entre São Luís e Barreirinhas, que seria realizada neste domingo (19).

Ocorre que muitos carros ficaram atolados em um trecho do estágio, e, dessa forma, impediram a passagem dos caminhões, que largariam depois do último carro. Caso a largada fosse mantida, os ‘brutos’ do Sertões fariam boa parte da prova no escuro e junto com os carros, o que, do ponto de vista da direção de prova, é uma situação bastante insegura.

Atual campeão dos pesados, Salvini e seus adversários não disputaram a primeira etapa (Foto: Fabio Davini)

Em entrevista ao Grande Prêmio na noite deste domingo (19), em Barreirinhas, Jairo Santos, diretor de prova do Rali dos Sertões para carros e caminhões, explicou a situação que gerou o cancelamento da etapa dos ‘brutos’.

“Nós iríamos largar os caminhões depois dos carros, mas os últimos carros atrasaram tanto que o horário esgotou para os caminhões. Seria um crime [autorizar a largada]. Os caminhões estavam previstos para largarem 40 km depois, uma vez que o percurso [inicial] era muito estreito, muito fechado para caminhões, seria impossível”, disse o dirigente luso.

“Então estava previsto que eles largassem 40 km depois do último carro. O problema é que os outros carros atrasaram de tal maneira que era impensável [a largada dos caminhões]. Por razões de segurança, com os carros naturalmente querendo recuperar o tempo perdido, não deu mesmo, faz parte”, acrescentou Santos.

Questionado se há alguma mudança de planos para a segunda etapa do Sertões, a primeira dos caminhões, entre Barreirinhas e Bacabal, Jairo Santos acredita que o cronograma será cumprido à risca. “Amanhã será uma etapa uma etapa duríssima, com muitas surpresas, então espero que não seja preciso cancelar nada, não”, concluiu o diretor de prova do Rali dos Sertões.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube