Preocupação com consequências do fenômeno El Niño faz Peru desistir de receber Rali Dakar em 2016

O roteiro da edição 2016 do Rali Dakar terá de ser alterado. Por preocupação com as consequências do El Niño de 2015, o Peru teve de abrir mão de receber a competição

A largada do Rali Dakar 2016 não vai mais acontecer no Peru. Nesta segunda-feira (24), os organizadores da competição confirmaram que autoridades locais pediram a retirada do país do roteiro oficial. O motivo para a saída do Peru foi a necessidade de atenção total ao El Niño e seus desdobramentos.
 
O El Niño é um fenômeno natural que causa alterações significativas na temperatura das águas do Oceano Pacífico. Entre as consequências, existe possível alteração drástica no clima das regiões atingidas.
O Rali Dakar não vai mais passar pelo Peru em 2016 (Foto: José Mário Dias)
O El Niño pode chegar nas mais diferentes intensidades; o pior da história aconteceu em 1997, mas especialistas garantem que, diferentemente de como foi em 2014, o El Niño do final de 2015 pode ser extremamente devastador, com a classificação de intensidade muito forte.
 
A saída do Peru do cronograma também vale para o Desafio Inca, que iria acontecer entre os dias 11 e 13 de setembro deste ano. Os organizadores do Dakar garantiram que vão anunciar o novo programa até meados de setembro, mas já deixaram claro que não sairão de Argentina e Bolívia. A largada, até então, estava prevista para acontecer em Lima, capital peruana.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.