Quadriciclos: Sonik vê adversários mais próximos abandonarem em dia de vitória de Sanabria

Vencedor do sétimo estágio, Nelson Sanabria tornou a ganhar um estágio do Dakar 2015 nesta quarta-feira (14), no retorno da competição à Argentina. Mas quem sorriu mesmo no final do dia foi o polonês Rafal Sonik, que está tranquilo na liderança após os abandonos de Ignacio Casale e Sergio Lafuente

10ª ETAPA |14 de janeiro
Calama (CHI) a Cachi (ARG)
 
Deslocamento: 520 km
Trecho cronometrado: 371 km
Percurso total: 891 km

A disputa dos quadriciclos no Dakar 2015 ganhou um favorito claríssimo nesta quarta-feira (14): o polonês Rafal Sonik. E olha que nem entre os três primeiros colocados ele terminou na décima especial do rali.

Na verdade, Sonik foi apenas quinto, atrás de Nelson Sanabria, Jeremías Gonzalez, Walter Nosiglia e Christophe Declerck. Uma etapa, diga-se, sul-americana, já que os três melhores são, respectivamente, do Paraguai, da Argentina e da Bolívia.

Mas Sonik viu os principais adversários se tornarem vítimas do traiçoeiro percurso entre Calama e Cachi no retorno do Dakar ao território argentino. Ignacio Casale — que chegou a liderar a classificação geral — e Sergio Lafuente abandonaram.

Rafal Sonik está com a faca e o queijo na mão para vencer o Dakar 2015 nos quadriciclos (Foto: Getty Images)

 Os 371 km de trecho cronometrado passaram por lugares de altitude elevadíssima — até 4.500 metros em relação ao nível do mar. No deslocamento, a situação foi ainda mais dura, com o Paso del Aray no caminho a 4.970 metros acima do oceano.

Lafuente sofreu um acidente pouco antes de chegar ao posto de reabastecimento e capotou com seu quadriciclo. O uruguaio tentou seguir na disputa, sem sucesso. Casale chegou a figurar entre os mais rápidos e estava ganhando tempo em relação a Sonik, mas abandonou pouco antes das 16h (de Brasília) com problemas mecânicos.

Sonik, remanescente, tem uma vantagem enorme para Gonzalez, o segundo colocado: 2h51min39s. Nosiglia está em terceiro e Sanabria é o quarto colocado.

Nesta quinta, os pilotos vão encarar um trajeto mais tranquilo: 24 km de deslocamento inicial, 357 de trecho cronometrado e 142 km de deslocamento final, com chegada em Termas do Río Hondo. Os quadriciclos vão deixar Salta às 7h30 (de Brasília).

Rali Dakar 2015, Etapa Calama (CHI) – Cachi (ARG), Quadriciclos:

1 256 NELSON SANABRIA GALEANO PAR SANABRIA
YAMAHA
4:57.59  
2 261 JEREMÍAS GONZÁLEZ FERIOLI ARG RAPTOR 700
YAMAHA
5:01.39 +03.40 
3 283 WALTER NOSIGLIA BOL MEC TEAM
HONDA
5:02.29 +04.30
4 251 RAFAL SONIK POL SONIK TEAM
YAMAHA
5:03.43 +05.44
5 260 CHRISTOPHE DECLERCK FRA TEAM QUAD
YAMAHA
5:05.43 +07.44
6 254 VICTOR MANUEL GALLEGOS LOZIC CHI XC RALLY TEAM
YAMAHA
5:06.38 +08.39
7 270 DANIEL DOMASZEWSKI ARG YPH ELAION
HONDA
5:09.34 +11.35
8 277 RICARDO VINET CHI CAN AM
CAN AM
5:11.35 +13.36
9 286 WILLEM SAAIJMAN AFS RHIDE SA 2
YAMAHA
5:15.33 +17.34
10 257 SEBASTIAN PALMA CHI XC RALLY TEAM
CAN-AM
5:20.04 +22.05
11 295 ANDRÉ SUGUITA BRA MAZZUCCO
KTM
5:20.57 +22.58

NADA DE CONSERVADORISMO 
Diretor de competições da Pirelli, Paul Hembery entende que as estratégias de pneus nesta temporada podem se mostrar muito mais agressivas do que em 2014. A fabricante italiana não está fazendo nenhuma mudança drástica em seus compostos, apenas o pneu traseiro foi aperfeiçoado, especialmente no que diz respeito à distribuição da temperatura, que será maior agora. A ideia é melhorar o desempenho em corrida e tornar a borracha mais consistente.
 
Além disso, o composto supermacio também sofreu pequenas alterações para aumentar a "escala de trabalho", na tentativa de aumentar a possibilidade de outras táticas. Por isso, Hembery crê que 2015 será uma "evolução e não mais uma revolução" no que diz respeito à performance dos compostos.

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UM ANO MAIS
Bicampeão da MotoGP e longe da categoria desde 2012, quando anunciou a precoce aposentadoria, Casey Storner renovou seu vínculo com a Honda para continuar o trabalho de desenvolvimento das motos da marca japonesa no Mundial em 2015.
 
Como piloto de testes, o australiano vai realizar ainda mais dois treinos com a fabricante nesta temporada. A primeira bateria de treinos vai acontecer em Sepang, na Malásia, entre os dias 29 e 31 de janeiro, enquanto a segunda sessão está marcada para o decorrer do campeonato, mas sem data estabelecida ainda.

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EXPECTATIVA SEMPRE ALTA
Perto de estrear na F1, Felipe Nasr admitiu que a expectativa já é bastante elevada para a primeira temporada no Mundial, especialmente por ser um piloto brasileiro. O brasiliense de 22 anos justifica a cobrança devido ao histórico vitorioso do país na principal categoria do automobilismo mundial, que teve dois tricampeões, Ayrton Senna e Nelson Piquet, além de Emerson Fittipaldi, que obteve dois títulos no início dos anos 70. Nasr também citou o sucesso do ex-colega da Williams, Felipe Massa, que chegou a disputa a taça com Lewis Hamilton em 2008.
 
Depois de terminar a GP2 em terceiro no ano passado e atuar como reserva na equipe de Grove, Nasr assinou contrato com a Sauber e já reconhece que o fato de apenas estar na F1 não significa sucesso garantido.

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