Sousa/Ramalho impõe domínio português e triunfa no primeiro dia dos carros no Rali Dakar

Duo da Haval completou primeiro estágio em 2h20min36s e superou em 0s11 primeira dupla da Mini a chegar a San Luís, com Terranova e Fiuza. Al-Attiyah/Cruz fechou o top-3

 
1ª etapa  
Rosário (ARG) – San Luís (ARG)  
Deslocamento: 629 km  
Trecho cronometrado: 180 km  (para todas as categorias)
Percurso total: 809 km  

O primeiro dia de atividades da 35ª edição do Rali Dakar terminou sob domínio luso. A dupla Carlos Sousa/Miguel Ramalho venceu a primeira especial entre os carros e completou o trajeto de Rosario a San Luís – ambas na Argentina – em 2h20min36s.
 
A diferença para o duo que cruzou a linha de chegada na segunda posição, contudo, foi mínima. O argentino Orlando Terranova e o também português Paulo Fiuza, juntos em um Mini, fecharam o trajeto apenas 11s atrás dos lusos da Haval.
Carlos Souza, por enquanto líder entre os carros (Foto: DPPI)
Sousa definiu o dia como "duro" porque seu carro não tem o ar condicionado. "E as entradas de ar ficaram tapadas", contou o português. Além disso, a saída de ar do turbo quebrou e mandou todo o calor para dentro do carro. "Senti um calor de uns 70ºC."

Em terceiro lugar, aparecem Nasser Al-Attiyah e Lucas Cruz, também da Mini. Nani Roma/Michel Perin e Carlos Sainz/Timo Gottschalk fecharam as cinco primeiras posições.

 
Entre as duas duplas brasileiras, representando a equipe Mitsubishi Petrobras, o duo Guilherme Spinelli/Youssef Haddad chegou na 14ª colocação, a 9min48s de Sousa/Ramalho. Já Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, também da Mitsubishi, completou o dia na 21ª colocação, pouco mais de 12min depois dos vencedores do primeiro estágio.
 
Rali Dakar, etapa 1, resultados:
1 Carlos SOUSA POR Haval   2:20:36 1 estágio
Miguel RAMALHO POR  
2 Orlando TERRANOVA ARG Mini   +0:11  
Paulo FIUZA POR    
3 Nasser AL-ATTIYAH CAT Mini   +0:47  
Lucas CRUZ ESP    
4 Nani ROMA ESP Mini   +1:15  
Michel PERIN FRA    
5 Carlos SAINZ ESP SMG   +4:03  
Timo GOTTSCHALK ALE    
14 Guilherme SPINELLI BRA Mitsubishi Mitsubishi   +9:48  
Youssef HADDAD BRA    
21 Reinaldo VARELA BRA Mitsubishi Mitsubishi   +12:15  
Gustavo GUGELMIN BRA    

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.