Sainz sofre punição de 10 minutos por choque com quadriciclo de Koolen, mas mantém liderança no Rali Dakar
Carlos Sainz foi considerado culpado pelo choque no quadriciclo do holandês Kees Koolen na especial do último sábado e sofreu uma punição de 10 minutos de acréscimo no seu tempo total de prova. Ainda assim, ‘El Matador’ segue com vantagem confortável, de mais de 50 minutos de frente para o segundo colocado, Nasser Al-Attiyah, da Toyota. Contudo, Bruno Famin, chefe da Peugeot, se disse “enojado” e prometeu recorrer
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Saiu a decisão da organização do Rali Dakar sobre o incidente envolvendo Kees Koolen, piloto holandês dos quadriciclos, que alegou ter sofrido um choque por parte de Carlos Sainz na especial do último sábado (13). O espanhol foi considerado culpado pela batida no quadri de Koolen, que apresentou denúncia aos comissários de prova não só pelo incidente em si, mas também por omissão de socorro por parte de Carlos. Na tarde desta segunda-feira, em Salta, na Argentina, Sainz foi punido em 10 minutos de acréscimo no seu tempo de prova, mas ainda assim continua soberano na liderança do rali entre os carros.
O veterano do Dakar, por sua vez, se mostrou muito contrariado com a sanção. “Estou muito decepcionado, mas não vou deixar que isso influencie. Vou continuar fazendo minha corrida. É uma decisão tremendamente injusta”, bradou Sainz pouco após tomar conhecimento da punição. “Dez minutos? Por que não um? Por que não uma hora? Não toquei em ninguém, o carro não tem nenhuma marca, e tampouco seu quadriciclo, os dois terminaram a etapa. E eu o toco com um Peugeot de duas toneladas…”, acrescentou o piloto.
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“Se houvesse algum impacto, claro que teria parado. Mas não houve e não pude ver o que aconteceu atrás”, complementou.
A punição a Sainz, além de ter sido criticada pela Peugeot e causado 'chadeira' entre os fãs espanhóis, também proporcionou um comentário curioso e não menos polêmico da parte de Orlando Terranova, piloto argentino da Mini X-Raid. O veterano escreveu no Twitter que Koolen também é um dos sócios da equipe Overdrive, que é a responsável pelos Toyota Hilux de Giniel de Villiers, Bernhard Ten Brinke e, principalmente, de Nasser Al-Attiyah, vice-líder da disputa nos carros.