Sertões: Peterhansel supera Spinelli, vence quinta etapa e reassume liderança nos carros

Stephane Peterhansel e Guilherme Spinelli polarizam a disputa entre os carros, e os dois vêm se revezando na liderança da competição desde o primeiro dia. Ao final da quinta etapa, foi a vez o francês reassumir o posto e abrir oito minutos de vantagem no acumulado

Etapa 5

Carolina (MA) – Palmas (TO)
Deslocamento inicial: 3 km
Trecho especial: 188 km
Deslocamento final: 281 km
Total: 472 km

A disputa pela vitória nos carros segue equilibrada na 20ª edição do Rali dos Sertões. Após vencer a etapa de ontem Guilherme Spinelli havia assumido a liderança entre os carros, mas a felicidade dele durou pouco. Nesta quinta-feira (23), Stephane Peterhansel superou o brasileiro mais uma vez e retomou a liderança no acumulado.

Stephane Peterhansel tirou Guilherme Spinelli da primeira colocação nesta quinta-feira (23) (Foto: Theo Ribeiro/Fotoarena)

Largando dois minutos atrás de Spinelli, Peterhansel fez uma prova de recuperação e completou o percurso entre as cidades de Carolina, no Maranhão, e Palmas, no Tocantins, em 2h26min46s e superou o concorrente em quase dez minutos. O resultado foi o melhor entre todos os pilotos, de todas as categorias, que finalizaram o trajeto.

"Foi o primeiro dia em que não tivemos problemas. Sem batidas, sem enjoos, sem problemas de navegação e por isso foi uma etapa realmente muito boa. Dessa forma conseguimos arriscar mais”, disse o francês. “Além disso, a especial foi a mais rápida até agora. Desde o começo do rali foi a etapa em que mais conseguimos acelerar", finalizou.

Cristian Baumgart chegou empatado com Spinielli e finalizou a etapa também na segunda colocação. João Franciosi e Riamburgo Ximenes completaram a prova dentro dos cinco melhores do dia.

Agora ex-líder, Guilherme Spinelli terminou o dia na segunda colocação (Foto: Theo Ribeiro/Fotoarena)

No acumulado, a disputa entre Peterhansel e Spinelli segue acirrada. Agora o francês está pouco mais de oito minutos à frente do brasileiro. Ximenes se mantém na terceira colocação, quase uma hora atrás do novo líder.

Ao completar a etapa na oitava colocação, Felipe Bibas se manteve como quarto colocado no geral e tem boa vantagem para Romeu Franciosi, quinto no acumulado e sétimo no geral.

Apenas cinco dos 42 carros que largaram não finalizaram o percurso neste quinto dia de programação. 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube