Sertões: Piano vence nona especial nos caminhões, mas Policarpo fica perto do título

Cinco dos sete ‘brutos’ que estiveram em Petrolina chegaram ao destino final da nona especial, a cidade cearense de Iguatu. Edu Piano foi o mais rápido, mas Carlos Policarpo está próximo de um título inédito no Rali dos Sertões

Pentacampeão do Rali dos Sertões e um dos favoritos ao título na disputa dos caminhões, Edu Piano venceu a nona especial da prova, realizada nesta segunda-feira (27), entre Petrolina, no estado de Pernambuco, e Iguatu, já no Ceará. Foram 147 km de trecho cronometrado, uma especial bastante curta para os padrões de Rali dos Sertões, mas que contou com nada menos que 355 km de deslocamento final, sendo bastante cansativo para pilotos e navegadores que cruzaram o sertão e a serra com destino à cidade, localizada no centro-sul do Ceará.

Piano imprimiu forte ritmo e completou o trecho até Iguatu, ao lado dos experientes Solon Mendes e Carlos Sales em apenas 1h44min49s de caminhão pesado — um Ford Cargo 1933 4×4. Mas, em termos de título, o grande vencedor do dia foi, novamente, Carlos Policarpo.

Guido Salvini está próximo de garantir mais um título nos Caminhões Pesados (Foto: Theo Ribeiro/Fotoarena)

Correndo na subcategoria Caminhões Leves, o piloto da equipe Território foi quase oito minutos mais lento que Piano, mas, ainda assim, garantiu um bom segundo lugar, suficiente para ampliar ainda mais sua vantagem na liderança geral dos caminhões no 20º Rali dos Sertões. Guiando um Ford F4000 4×4 ao lado de Rômulo Seccomandi e Davi Fonseca, está próximo de um título inédito em sua carreira.

Guido Salvini, que ainda tem chances teóricas de título, terminou a especial desta segunda-feira em terceiro lugar na classificação geral, segundo nos Caminhões Pesados. Com seu Mercedes Atego, o carioca de Petrópolis ficou 1min14s atrás de Policarpo, mas não deverá ficar de mãos vazias. Ao lado de Flavio Bisi e Fernando Chwaigert, Salvini deve faturar o bicampeonato dos pesados em Fortaleza nesta terça-feira (28).

Inscritos na categoria Caminhões Leves, Fábio Freire, João Afro e João Victor Ribeiro garantiram o quarto lugar no geral, colocando mais um Ford F4000 entre os primeiros colocados. O trio ficou à frente do experiente Amable Barrasa, que pintou como grande candidato ao título, mas, por conta de problemas mecânicos em seu Ford, ficou pelo caminho, mas voltou à competição e fechou a especial em quinto ao lado de Cesar Botas e Raphael Bettoni.

Dos sete ‘brutos’ inscritos para disputar a penúltima especial do Rali dos Sertões, apenas cinco chegaram ao fim. Rafael Martínez-Conde, filho de Amable Barrasa e parceiro de José Papacena Neto e Leandro Oliveira, e o pioneiro do Brasil no Dakar, André Azevedo, que corre ao lado de Maykel Justo e Ronaldo Pinto, sequer foram para Iguatu. Mas, em teoria, os dois trios devem partir rumo a Fortaleza para subirem a rampa da vitória nesta terça-feira.

Agora Policarpo está 4h18min55s à frente de Guido Salvini. A vantagem é enorme e praticamente lhe garante o título inédito dos caminhões. Salvini deve garantir o título dos pesados em Fortaleza, já que a sua vantagem para Edu Piano é de 2h43min13s. Amable Barrasa segue em quarto e chega em Fortaleza para completar a prova.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.