Sordo triunfa no Rali da Alemanha e conquista primeira vitória da carreira no WRC. Kubica é quinto

Após assumir a liderança do Rali da Alemanha no sábado, Dani Sordo não deu chance aos rivais e conquistou a primeira vitória da carreira no WRC. Robert Kubica foi o quinto na classificação geral e vencedor na WRC2

Dani Sordo conquistou, neste domingo (25), a primeira vitória da carreira no WRC, em um final de semana marcado pelo acidente no sábado (24) durante um evento-suporte da competição, que deixou dois mortos.

O espanhol começou o último dia de disputa com apenas 0s8 de vantagem sobre Thierry Neuville. A disputa entre os dois seguia intensa até que o belga enfrentou problemas nos quilômetros finais do último estágio, que o fizeram perder praticamente um minuto em relação ao líder.

Sordo conquistou na Alemanha a primeira vitória da carreira no Mundial de Rali (Foto: Divulgação/WRC)

As coisas, então ficaram tranquilas para o piloto da Citroën, que caminhou para o triunfo. Mesmo com as dificuldades, Neuville conseguiu sustentar a segunda posição. Mikko Hirvonen foi o terceiro e Martin Prokop o quarto, conquistando o melhor resultado da carreira no Mundial de Rali.

Quem chegou no quinto posto foi Robert Kubica. Com o resultado, o polonês assumiu a liderança da classe WRC2. O sexto colocado foi Elfyn Evans, seguido por Jari-Matti Latvala – que retornou à competição após sofrer um acidente no sábado. Hayden Padon, Mads Östberg e Evgeny Novikov completaram os dez primeiros.

Sébastien Ogier, o líder do campeonato, teve um acidente na sexta-feira e chegou a abandonar a disputa, mas voltou e terminou a etapa alemã na 13ª posição.

A vitória de Sordo veio em um momento muito importante, já que o futuro dele na Citroën não está garantido – na próxima etapa, o Rali da Austrália, os franceses darão uma oportunidade a Kris Meeke, que assumirá o carro do espanhol.

O triunfo também foi o primeiro da fabricante gaulesa em 2013 que não veio pelas mãos de Sébastien Loeb – o francês venceu em Monte Carlo e na Argentina.

WRC, Rali da Alemanha, dia 4, final:

1 Dani SORDO ESP Citroën 3:15.19.4 16 estágios
2 Thierry NEUVILLE BEL Qatar M-Sport Ford +53.0  
3 Mikko HIRVONEN FIN Citroën +2:36.1  
4 Martin PROKOP TCH Czech Ford +8:00.8  
5 Robert KUBICA POL PH Citroën +9:01.3  
6 Elfyn EVANS GAL M-Sport Ford +9:14.2  
7 Jari-Matti LATVALA FIN Volkswagen +9:55.0  
8 Hayden PADDON NZL ASM Skoda +13:01.2  
9 Mads OSTBERG NOR Qatar M-Sport Ford +13:28.1  
10 Evgeny NOVIKOV RUS Qatar M-Sport Ford +15:17.9  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.