Suninen surpreende e aparece na liderança do Rali da Suécia. Ogier e Latvala sofrem acidentes na neve

Enquanto protagonistas enfrentavam problemas, Teemu Suninen lidou tranquilamente com as condições do terceiro dia do Rali da Suécia. O finlandês ganhou terreno e surgiu na frente de Ott Tänak, mesmo que só com 2s de vantagem. Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala escaparam da pista e ficaram presos na neve, o que forçou o abandono de ambos

Teemu Suninen virou um elemento surpresa no Rali da Suécia desse fim de semana, válido pelo Mundial de Rali. O piloto finlandês ganhou terreno ao longo da sexta-feira (15) e logo se viu na briga pela liderança. Briga essa que só melhorou: conforme rivais sofreram contratempos ou acabaram simplesmente superados, Suninen conseguiu assumir a primeira colocação, mesmo que com apenas 2s de vantagem sobre Ott Tänak, segundo colocado.
 
Tänak ficou para trás muito por conta de um começo de dia não tão bom. O piloto da Toyota foi ultrapassado por Suninen, que em determinado momento chegou a ter vantagem de 11s. Um princípio de reação foi notado na segunda metade, mas não a ponto de permitir uma virada na tabela de tempos. Andreas Mikkelsen, outro que pode se orgulhar de fechar o dia sem muitos contratempos, aparece com 17s de déficit. O top-5 ainda tem Elfyn Evans, companheiro de Suninen na M-Sport, e Esapekka Lappi, respctivamentte 28s e 42s atrás. As margens entre os primeiros colocados ainda são, portanto, relativamente curtas.
Teemu Suninen (Foto: Red Bull Content Pool)
O que não é curto ou pequeno é o buraco em que algumas estrelas se meteram. Jari-Matti Latvala escapou da rota e terminou atolado na neve. O resgate tomou 24 minutos, forçando a Toyota a abandonar a disputa principal com Latvala, que ameaçava Suninen.
 
Ogier teve drama semelhante, também sendo vítima da neve. O atual campeão acertou de frente neve que estava acumulada na beira da pista, ficando preso de imediato. A combinação de danos com perda de tempo forçou o francês a abandonar a disputa, assim como Latvala.
 
A disputa do Rali da Suécia continua neste sábado, dia que marca o encerramento da segunda etapa da temporada do WRC.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.