Tänak confirma domínio e conquista vitória no Rali da Alemanha. Neuville é 2º e amplia liderança

O Rali da Alemanha viu, neste domingo (19), a vitória de Ott Tänak e Martin Järveoja, com a Toyota. A dupla venceu pela segunda vez consecutiva e a terceira na temporada. Líder do Mundial, Thierry Neuville foi o segundo colocado

Ott Tänak e Martin Järveoja conquistaram, neste domingo (19), o Rali da Alemanha, a nona etapa da temporada 2018. Foi ainda a segunda vitória consecutiva em solo germânico e também a segunda seguida no campeonato, depois da jornada dominante na Finlândia. A equipe Toyota novamente controlou a rodada alemã, liderando a partir do terceiro estágio, para obter ainda o terceiro triunfo no campeonato. 
 
Depois de uma manhã dramática, Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul terminaram o rali em uma inesperada segunda colocação, com Esapekka Lappi e Janne Ferm completando em terceiro, garantindo também o segundo pódio em sequência da Toyota. Na tabela de classificação, Neuville amplia agora a vantagem para Sébastien Ogier. Os dois estão separados por 23 pontos, 172 a 149. Tänak aparece em terceiro, com 138 tentos.
 
O estoniano foi capaz de adotar uma performance mais cautelosa nesta parte final do rali, mas não deu chances aos adversários. Enquanto isso, Dani Sordo, que começou o dia derradeiro na segunda colocação, atacou Jari-Matti Latvala, mas acabou sofrendo um incidente ao sair da pista. Apesar de danificar a parte da frente do carro, o espanhol ainda conseguiu continuar na disputa, só que não foi capaz de tirar mais do carro. Latvala, por sua vez, também se viu em apuros com uma falha no sistema de transmissão e acabou fora da briga pelo pódio. Assim, Neuville saltou de quarto para segundo. 
Ott Tänak vence etapa alemã do WRC (Foto: Toyota)

E o belga ainda foi o mais veloz ao longo do dia e, mesmo com pequenos erros, foi capaz de manter a posição até o fim da jornada alemã. A quarta posição ficou com Ogier e o navegador Julien Ingrassia. Teemu Suninen e Mikko Markkula, companheiros de Ford do francês, completaram os cinco primeiros.

 
O Mundial de Rali agora vai para a Turquia em 16 de setembro, para a décima etapa do campeonato. E a prova será disputada em uma região totalmente diferente, marcada por um terreno de cascalho.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.