Rali

Tänak tem sábado dominante, vence seis especiais e assume liderança no Rali da Itália

Ott Tänak teve um sábado perfeito na Sardenha, palco do Rali da Itália neste fim de semana. Ao lado do navegador Martin Järveoja, o estoniano da Toyota varreu a concorrência e venceu todas as seis especiais do dia e assumiu a liderança da prova, deixando Dani Sordo em segundo

Grande Prêmio / Redação GP, de Sumaré
Ott Tänak deu um passo muito importante para fechar o fim de semana do Rali da Itália como o novo líder do Mundial de Rali. Neste sábado (15), na Sardenha, o estoniano, ao lado do navegador Martin Järveoja, não deu chances à concorrência e venceu todas as seis especiais, saindo de uma sexta-feira na qual finalizou em terceiro para assumir a liderança da oitava etapa da temporada 2019. Agora, o piloto da Toyota lidera com 25s9 de vantagem para Dani Sordo, que liderou o primeiro dia de prova com a Hyundai.
 
Com o fim das chances de vitória para Sébastien Ogier após os problemas no primeiro dia do Rali da Itália, Tänak tem tudo para fechar o fim de semana como o novo líder do campeonato. O hexacampeão ocupa a ponta da tabela com 142 pontos, contra 140 do piloto da Toyota.
Ott Tänak varreu a concorrência neste sábado no Rali da Itália (Foto: Toyota Gazoo Racing)
Mesmo tendo perdido a liderança, Sordo segue fazendo um bom rali e desponta com chances reais de vencer pela segunda vez no WRC. O espanhol de 36 anos, que disputa apenas algumas etapas do campeonato com a Hyundai, triunfou pela primeira última vez no Mundial em agosto de 2013, quando venceu o Rali da Alemanha pela Citroën.
 
Quem também faz bela prova é o jovem finlandês Teemu Suninen, da M-Sport. Com o Ford Fiesta, o piloto de 25 anos conseguiu se manter entre os primeiros, ainda que tivesse perdido o segundo lugar para Sordo e Tänak, caindo uma posição em relação à sexta-feira. Suninen está 42s9 atrás de Tänak após dois dias de rali.
 
O piloto da equipe britânica busca assim seu segundo pódio no WRC, o primeiro no ano. A única vez de Suninen no top-3 foi no Rali de Portugal do ano passado.
 
Elfyn Evans completou o segundo dia de prova na quarta colocação, porém com desvantagem de 1min25s4 em relação a Tänak. Andreas Mikkelsen fecha o top-5, enquanto Thierry Neuville, que luta para somar pontos e não perder contato com os líderes do campeonato, vem em sexto, também com a Hyundai.
 
O Rali da Itália se encerra neste domingo com a disputa de mais quatro especiais, sendo a derradeira o Power Stage, que distribui pontos extras aos cinco primeiros colocados. Depois da etapa na Sardenha, o WRC faz uma pausa e só volta a acelerar entre 2 e 4 de agosto com o tradicional Rali da Finlândia.

Paddockast #22
O que torna uma corrida de qualquer categoria legal? E chata?




Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.