Toyota confirma tetracampeão Mäkinen como chefe da equipe no retorno ao WRC para 2017

O lendário ex-piloto finlandês terá a missão de liderar o projeto da montadora japonesa, que voltará ao Mundial de Rali dentro de dois anos. O anúncio foi feito nesta terça-feira pela fábrica, que tem como presidente Akio Toyoda. A marca levará à pista o modelo Yaris WRC

Tommi Mäkinen viveu os melhores anos da sua carreira como piloto da Mitsubishi, onde foi tetracampeão mundial de rali entre 1996 e 1999 em 18 anos no WRC. Mas desde já, o finlandês começa a se envolver no projeto que compreende o retorno de outra montadora japonesa ao WRC: a Toyota. Por meio de comunicado nesta terça-feira (7), a marca confirmou que Mäkinen, hoje com 51 anos, será o responsável por chefiar o projeto da Toyota, que levará à pista o Yaris WRC a partir da temporada de 2017.

Presidente e diretor-executivo da Toyota, Akio Toyoda se mostrou empolgado com a nova contratação para o time de rali. “Estou muito feliz e animado por ter Tommi Mäkinen liderando nossa equipe no WRC”, disse o nipônico, que revelou ter no finlandês também um instrutor de pilotagem.

Tommi Mäkinen será chefe da nova equipe da Toyota para o WRC (Foto: Str/Lehtikuva)

“Encontrei Tommi pela primeira vez em 2013. Naquela época ele era meu instrutor, ajudando a melhorar minha técnica de pilotagem. E no fim das contas, ele me ensinou muito mais. Ele me mostrou o apelo do rali e a relação entre o desenvolvimento dos carros de rua e o rali”, declarou Toyoda.

“Tommi tem muita experiência e ideias novas sobre desenvolvimento dos carros, sendo que tudo isso vai se converter em ativos bem valiosos para nós. Com Tommi por trás de nós, a Toyota vai avançar com nosso retorno ao WRC, somando aos nossos esforços para construir carros cada vez melhores”, acrescentou.

Desta forma, a Toyota reforça o time para seu retorno ao mundial de Rali. A montadora japonesa deixou um legado vencedor de quatro títulos mundiais de pilotos e outros quatro de construtores, vivendo seu auge entre 1990 e 1994. Carlos ‘El Matador’ Sainz faturou seus dois títulos neste período.

O Yaris WRC já está em fase de testes na Europa desde o início do ano, quando a Toyota anunciou oficialmente seu retorno ao WRC para daqui a dois anos. Éric Camilli foi escolhido como o primeiro piloto do programa de jovens talentos da Toyota. A montadora japonesa vai ingressar ao Mundial, que hoje conta com a presença da Volkswagen, Hyundai, Citroën, da Skoda — no WRC 2 — e da Ford, que equipa equipes clientes como a M-Sport e a de propriedade de Robert Kubica.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube