Trio liderado por Karginov volta a vencer entre caminhões no Dakar, mas vantagem segue com De Rooy

Karginov/Mokeev/Devyatkin, da Kamaz, dominaram o oitavo estágio, entre Salta, na Argentina, e Calama, no Chile. Liderança, porém, segue nas mãos de De Rooy/Colsoul/Rodewald, com 32min de vantagem para trio russo

 
8ª etapa  
Salta (ARG) – Calama (CHI)  
Deslocamento: 737 km  
Trecho cronometrado: 302 km  
Percurso total: 1039 km
 
A vitória do oitavo estágio da edição de 2014 do Rali Dakar entre os caminhões ficou com Andrey Karginov/Andrey Mokeev/Igor Devyatkin. O trio da Kamaz completou o trecho entre Salta, na Argentina, e Calama, no Chile, em 2h53min32s, com segura vantagem de 5min15 para Gerard de Rooy/Tom Colsoul/Darek Rodewald, da Iveco, que chegou em segundo.
 
O terceiro posto nesta segunda-feira (13) ficou com a segunda parte da trupe russa, formada por Dmitry Sotnikov/Vyatcheslav Mizyukaev/Andrey Aferin, também da Kamaz. A Tatra ocupou a quarta colocação, com Ales Loprais/Serge/Bruynkens/Radim Pustejovsky, enquanto o quinto lugar ficou com a MAN de Pieter Versluis/Jurgen Damen/Henricus Schuurmans. Apenas 8min33s separaram os cinco primeiros do dia.
Trio de Andrey Karginov venceu e ficou na vice-liderança no geral (Foto: DPPI)
A liderança na classificação geral continua nas mãos de De Rooy/Colsoul/Rodewald, que aparece 32min35s à frente dos vice-líderes, Karginov/Mokeev/Devyatkin. Eduard Nikolaev/Evgeny Yakovlev/Vladimir Rybakov completa o top-3, à frente de Sotnikov/Mizyukaev/Aferin e Loprais/Bruynkens/Pustejovsky – estes, os cinco primeiros.
 
Rali Dakar 2014, caminhões, resultados após 8 estágios:
1 Gerard DE ROOY HOL Iveco 31:20:29 8 estágios
Tom COLSOUL BEL
Darek RODEWALD HOL
2 Andrey KARGINOV RUS Kamaz +32:35  
Andrey MOKEEV RUS  
Igor DEVYATKIN RUS  
3 Eduard NIKOLAEV RUS Kamaz +1:12:01  
Evgeny YAKOVLEV RUS  
Vladimir RYBAKOV RUS  
4 Dmitry SOTNIKOV RUS Kamaz +1:23:26  
Vyatcheslav MIZYUKAEV RUS  
Andrey AFERIN RUS  
5 Ales LOPRAIS TCH Tatra +1:48:27  
Serge BRUYNKENS BEL  
Radim PUSTEJOVSKY TCH  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.