Único vencedor inédito do Dakar 2016, Price fala em triunfo “incrível” e avisa: “Espero que seja apenas o começo”

Único campeão inédito do Rali Dakar 2016, Toby Price classificou como “incrível” o triunfo deste sábado (16). #3 é o primeiro australiano a conquistar a maior prova off-road do planeta

Além de ser conhecido como um das mais duras provas do planeta, o Rali Dakar é também cenário de muitas boas histórias. E a edição 2016 não é diferente.
 
Único campeão inédito entre as quatro categorias do Dakar, Toby Price é não só o responsável por suceder os multicampeões Cyril Despres e Marc Coma no trono das motos, ampliando para 15 o número de títulos consecutivos da KTM na prova, mas também o primeiro australiano a vencer a corrida que chegou neste ano a sua 38ª edição. Além disso, o #3 o fez em sua segunda participação, depois de ter fechado seu ano de estreia com um terceiro lugar no quadro geral e uma vitória no segundo estágio.
Toby Price pouco depois de confirmar o título do Dakar nas motos (Foto: Red Bull Content Pool)
Antes de chegar ao Dakar, entretanto, Price precisou superar uma barreira física e tanto. Em 2013, durante uma corrida nos Estados Unidos, o piloto de 28 anos sofreu fraturas no pescoço e precisou ficar cerca de nove meses afastado das pistas. 
 
Como se o acidente não fosse ruim o bastante, Toby ainda teve a desagradável surpresa de descobrir, na cama de um hospital norte-americano, que o seguro que tinha feito para qualquer eventualidade não cobriria seu tratamento, já que a apólice só previa atender casos de lesões em corridas a pé. O piloto de New South Wales, então, teve de voltar para a Austrália para ser operado.
 
 Apesar da glória no Dakar, Price não faz parte do rol de pilotos do Mundial de Rali Cross-Country e construiu sua reputação nas provas australianas, onde soma cinco títulos de campeão nacional — 2009, 2010, 2012, 2014 e 2015. Além disso, Toby já venceu quatro vezes a Finke Desert Race, a maior prova de deserto da Austrália, e cinco vezes a Hattah Desert Race, uma outra prova de desertos australiana. 
 
Após cruzar a linha de chegada da especial entre Villa Carlos Paz e Rosário, Price não conseguia esconder a alegria com a conquista e reconheceu que não esperava vencer o Dakar em sua segunda tentativa.
 
“Eu não sei o que dizer, não sei o que pensar…”, começou Price. “Estou em choque. Jamais imaginaria que conseguiria vencer essa corrida na minha segunda participação”, continuou.
 
“Isso é incrível para a minha família, meus amigos e os meus fãs na Austrália!”, comemorou. “Vencer na minha segunda participação é incrível, mas ser o primeiro australiano a vencer o Dakar é simplesmente uma loucura. Jamais teria imaginado isso dois anos atrás”, sublinhou.
 
Price, que assumiu o trono de Marc Coma na KTM, avaliou que completar o Dakar, por si só, já é um triunfo, mas afirmou que planeja voltar para tentar novas conquistas. 
 
“Terminar o rali já é um triunfo. Vencer é incrível!”, reforçou. “Encarei a corrida no verdadeiro estilo australiano. Ataquei quanto tinha de atacar, quando era o momento certo, e fiquei de olho na moto em todos os importantes estágios maratona. Também naveguei até que bem. Espero que este seja apenas o começo, vencer outra vez. Não vai ser fácil, então tenho de saborear esta vitória”, concluiu.

#GALERIA(5537)

VIU ESSA? PILOTO DÁ SURRA EM RIVAL EM PROVA DE MOTO

determinarTipoPlayer(“15733473”, “2”, “0”);
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.