Rali

Varela tem problemas, López vence 8ª etapa e lidera Dakar nos UTVs. Cristian Baumgart é segundo

A briga de Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin pela segunda vitória seguida nos UTVs do Rali Dakar ficou por um fio na etapa entre San Juan de Marcona e Pisco. Problemas ainda no começo do dia atrasaram a dupla em mais de uma hora. Francisco 'Chaleco' López aproveitou, venceu mais uma etapa e agora está perto da conquista geral
Warm Up / PEDRO HENRIQUE MARUM, do Rio de Janeiro
8ª etapa – San Juan de Marcona – Pisco
Trecho de especial: 360 km
Deslocamentos: 215 km
Trecho total: 575 km

Estreante nos UTVs após anos na competição das motos, Francisco López Contardo deu um passo enorme nesta terça-feira (15) para vencer o Rali Dakar 2019. O chileno ganhou a etapa entre San Juan de Marcona e Pisco e contou com problemas para os antigos líderes para assumir a ponta com larga vantagem.
 
'Chaleco' López chegou à primeira das seis zonas de checagem fora da ponta: era terceiro, 54s atrás da dupla Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, que ponteava, e de Casey Currie, o segundo. Mas a partir do segundo ponto de checagem ele já liderava e partia em vantagem. 
Christian Baumgart e Beco Andreotti (Foto: Gustavo Epifanio/photosdakar.com)
Após os dois primeiras na prova geral no domingo, Gerard Farrés Guell e Sergey Kariakin terem problemas graves na segunda-feira - e o russo abandonou a prova depois de uma capotagem -, foi a dupla líder da segunda-feira, Varela/Gugelmin, que teve dificuldades. Entre a primeira e a segunda zonas de checagem, precisaram ficar parados por mais de 1h e seguiram aos trancos e barrancos.

A dupla brasileira Cristian Baumgart e Alberto Andreotti terminou na segunda colocação da etapa, 4min47s atrás de 'Chaleco'. Farres Guell, mesmo agora praticamente fora da briga no geral, terminou com o terceiro posto da etapa, 10min04s atrás. 
 
Rodrigo Moreno Piazzoli, Currie, José Hinojo López, Ricardo Porem, Michelangelo Bertolla, Miguel Jordão - que tem Lourival Roldan como navegador -, a dupla brasileira Marcos Baumgart/Kléber Cincea fecharam o top-10 da etapa. Varela completou a oitava especial 1h26min58s depois.
 
'Chaleco' López agora lidera a classificação geral com 36h16min18s - 54min10s à frente do segundo colocado, Piazzoli, outro chileno. Farrés Guell está 1h08min09s atrás, em terceiro. Varela, que abriu o dia na ponta, caiu para 1h22min55s de desvantagem para a liderança. Marcos Baumgart e Cristian Baumgart são sexto e sétimo colocados, respectivamente 2h38min27s e 2h56min51s atrás do ponteiro.