WRC: Loeb mantém supremacia da Citroën na abertura do segundo dia do Rali da Finlândia

Sébastien Loeb caminha rumo à terceira vitória na Finlândia. O octocampeão do mundo manteve a ponta na abertura do segundo dia de competições em Jyvaskyla, mas agora tem Mikko Hirvonen, seu companheiro de Citroën, em segundo lugar

O segundo dia de especiais do Rali da Finlândia, oitava etapa do Mundial de Rali, começou com o duplo domínio da Citroën. Nesta sexta-feira (3), Sébastien Loeb manteve a ponta da prova com certa tranquilidade após oito estágios, mas agora completa dobradinha com o piloto da casa, Mikko Hirvonen. O nórdico superou o compatriota Jari-Matti Latvala, da Ford, e assumiu a segunda colocação em Jyvaskyla, onde as temperaturas beiram os 23ºC.

E a manhã foi mesmo dominada pela dupla da Citroën. Hirvonen pisou forte e venceu três das cinco especiais do dia, enquanto Loeb ganhou as outras duas. Agora, após oito especiais, Sébastien lidera com tempo total de prova de 55min33s4, sendo 5s mais rápido que seu companheiro de equipe e fiel escudeiro.

Loeb segue supremo no Rali da Finlândia na manhã de sexta (Foto: Citroën/Facebook)

Latvala, que estava empatado com Hirvonen no fim do primeiro dia de competições, perdeu quase 10s em relação ao compatriota e caiu para terceiro lugar, comprovando que a Ford está alguns passos atrás em relação à rival Citroën nesta fase do Mundial de Rali. Seu companheiro de equipe, Petter Solberg, vem 2s8 atrás e ocupa o quarto lugar.

Vencedor do Rali de Portugal, Mads Ostberg volta ao WRC na Finlândia como o mais rápido dentre os pilotos das equipes independentes. O norueguês da equipe Adapta levou seu Ford Fiesta ao quinto lugar, 29s7 atrás de Loeb. Thierry Neuville, da Citroën Junior, completou a relação dos seis primeiros em Jyvaskyla.

Ott Tanak levou a bandeira da Estônia ao sétimo lugar na Finlândia. O piloto da M-Sport fechou a manhã à frente de Jari Ketomaa, que também corre com Ford Fiesta. Correndo em casa como convidado da M-Sport, Matti Rantanen faz sua oitava participação no Rali da Finlândia. Em busca dos pontos, o nórdico segue em nono, enquanto Martin Prokop fecha o top-10 com outro Ford de equipe privada.

Sébastien Ogier segue sua preparação rumo ao Mundial de 2013, quando vai estrear o Volkswagen Polo R. Antes, o francês, ex-Citroën, corre com o Skoda Fabia S2000 e está em 11º, duas posições à frente do seu companheiro de equipe, Andreas Mikkelsen. Destaque para Craig Breen. O britânico volta ao WRC pouco tempo depois de viver um drama, quando seu navegador, Gareth Roberts, morreu durante uma etapa do IRC na Itália. Em Jyvaskyla, Breen corre ao lado do experiente copiloto Paul Nagle.

Substituto de Nasser Al-Attiyah na Finlândia, Atkinson enfrentou problemas nesta manhã (Foto: Citroën/Facebook)

Dois consagrados pilotos do WRC enfrentaram muitos problemas nesta manhã. Evgeny Novikov, que terminou o primeiro dia em oitavo, perdeu muito tempo na quinta especial e completou a manhã em 63º. Chris Atkinson, que substitui Nasser Al-Attiyah na condução do Citroën DS3 de número 7 do Team Qatar na Finlândia, cometeu um erro na oitava especial e agora ocupa o 55º lugar.

Única dupla brasileira presente na etapa finlandesa do Mundial de Rali, Paulo Nobre/Edu Paula busca se recuperar após um primeiro dia bastante complicado. Guiando o Mini John Cooper Works de número 14 da equipe Portugal, Palmeirinha subiu para o 36º lugar da classificação geral.

Na parte da tarde desta sexta-feira serão disputadas mais três especiais, com o dia terminando com uma super especial de 2,06 km em Kileri, já à noite. O Rali da Finlândia termina no sábado com a execução de outros seis estágios na região de Jyvaskyla.

WRC, Rali da Finlândia, dia 2 (parcial):

1 Sébastien LOEB FRA Citroën 55:33.4 8 estágios
2 Mikko HIRVONEN NOR Citroën +5.0  
3 Jari-Matti LATVALA FIN Ford +15.1  
4 Petter SOLBERG NOR Ford +17.9  
5 Mads OSTBERG NOR Adapta Ford +29.7  
6 Thierry NEUVILLE BEL Citroën Junior +36.5  
7 Ott TANAK EST M-Sport Ford +1:08.3  
8 Jari KETOMAA FIN Autotek Ford +1:55.5  
9 Matti RANTANEN FIN M-Sport Ford +1:58.9  
10 Martin PROKOP RTC Czech Ford +2:22.7  
36 Paulo NOBRE BRA Portugal Mini +9:18.1  

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube