WRC: sem Loeb em ação, Hirvonen pula na frente e lidera classificação do Rali do México

Piloto da Citroën, Mikko Hirvonen foi 0s7 mais rápido que Evgeny Novikov no estágio de classiicação do Rali do México. Terceiro colocado, Thierry Neuville já ficou mais distante, a 3s2 do líder

A edição de 2013 do Rali do México teve início nesta quinta-feira (7), e terminou com um carro da Citroën na primeira posição. Mas, não, não foi Sébastien Loeb o mais rápido. O nome do líder do estágio de classificação é Mikko Hirvonen, finlandês que superou o russo Evgeny Novikov por 0s7 na abertura dos trabalhos na terra dos astecas.

Hirvonen percorreu os 6,7 km de trecho cronometrado em 3min57s2 na região de Llano Grande, que fica a 20 km da base do rali, a cidade de León. Atrás dele, três carros da Ford: o já mencionado Novikov, Mads Östberg e Thierry Neuville, que ficaram empatados na terceira colocação, a 3s2 do líder.

Mikko Hirvonen começou bem no Rali do México (Foto: Citroën/Facebook)

Por ter sido o mais rápido nesse estágio de classificação, Hirvonen poderá escolher em que posição largar no primeiro estágio do Rali do México. A expectativa é que ele opte pelo 13º lugar na fila e deixe que os pilotos que foram mais lentos no classificatório limpem o percurso para sua passagem.

“Foi um trecho bom, limpo, então eu apenas preciso fazer a mesma coisa em todos os estágios”, falou Hirvonen. “Tudo funcionou perfeitamente. Eu talvez tenha ficado um pouco surpreso que algumas pessoas escolheram o pneu duro, mas, para nós, foi bom, então estou feliz com a minha escolha de pneus”, complementou.

O finlandês optou por montar em seu carro os compostos médios fabricados pela Michelin. Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala, da Volkswagen, foram os únicos que usaram os pneus duros. Latvala considerou a decisão errada. A dupla ficou em quinto e sétimo lugares, respectivamente. Entre eles ficou o segundo piloto da Citroën, Dani Sordo. Chris Atkinson, Nasser Al-Attiyah e Ken Block completaram o top-10.

WRC, Rali do México, classificação, final:

 

1
Mikko HIRVONEN
FIN
Citroën
3:57.2
classificação
2
Evgeny NOVIKOV
RUS
Qatar M-Sport Ford
+0.7
 
3
Thierry NEUVILLE
BEL
Qatar M-Sport Ford
+3.2
 
3
Mads OSTBERG
NOR
Qatar M-Sport Ford
+3.2
 
5
Sébastien OGIER
FRA
Volkswagen
+3.9
 
6
Dani SORDO
ESP
Citroën
+4.0
 
7
Jari-Matti LATVALA
FIN
Volkswagen
+4.3
 
8
Chris ATKINSON
ING
Citroën
+4.4
 
8
Nasser AL-ATTIYAH
CAT
M-Sport Ford
+4.4
 
10
Ken BLOCK
EUA
Monster Ford
+9.4
 

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube