Zanol impõe novo domínio, vence em Petrolina e fica a dois dias da primeira vitória no Rali dos Sertões

Destaque do dia foi Nielsen Bueno, que terminou a oitava etapa do Rali dos Sertões 2012, batizada de ‘Especial dos 20 anos’, na segunda colocação. Felipe Zanol está 21min36s à frente de Dário Júlio, vice-líder nas motos, faltando agora duas etapas para o fim da prova

Etapa 8



Bom Jesus (PI) – Petrolina (PE)

Deslocamento inicial: 3 km

Trecho de especial: 335 km

Deslocamento final: 289 km

Total: 627 km

Felipe Zanol está a dois dias de escrever seu nome da história do Rali dos Sertões. Líder da 20ª edição da prova desde a primeira especial, o mineiro, de 31 anos, manteve seu domínio na etapa deste domingo (26), disputada entre Bom Jesus, no Piauí, e Petrolina, em Pernambuco. O trecho de 627 km, sendo que 335 km foram de percurso cronometrado, foi batizado pela organização da prova de ‘Especial dos 20 anos’, muito por conta da sua complexidade técnica e pelas belas paisagens cruzando cidades do Piauí e Bahia, até cruzar o Rio São Francisco em direção a Petrolina.

A especial deste domingo foi composta por terrenos variados, como terra batida, piçarra, cânions, trial e 110 km finais feitos em piso de areia, lembrando os primeiros dias de Rali dos Sertões. Zanol completou os 335 km de especial em 4h27min40s. O destaque do dia ficou por conta da performance de Nielsen Bueno, que, a exemplo de Felipe, também compete com Honda. O piloto da Brasil Moto Tour ficou a apenas 2min01s atrás de Zanol. Dário Júlio Souza completou a trifeta da Honda em Petrolina.

Zanol venceu a 'Especial dos 20 anos' e está a dois dias de vencer seu primeiro Sertões (Foto: Marcelo Maragni/Red Bull)

O primeiro piloto ‘não-Honda’ na oitava especial do Rali dos Sertões foi Guto Klaumann, que compete com uma moto Husqvarna, representando a equipe SpeedBrain. O catarinense, de Rio Negrinho, cruzou a linha de chegada com o quarto melhor tempo do dia, sendo seguido pelo experiente Dimas Mattos, que também é chefe de equipe da Brasil Moto Tour e corre com um protótipo BMT.

Guilherme Piva garantiu o sexto lugar, seguido pelo dono da moto de numeral 5, Ricardo Martins. José Dutra Junior garantiu o segundo melhor tempo da categoria Maratona, ficando atrás apenas de Piva, e foi oitavo no geral. Os experientes Fabrício Bianchini e Raul Lima completaram a lista dos dez mais rápidos deste domingo na única parada do Rali dos Sertões em Pernambuco.

Falta muito pouco para Zanol comemorar seu primeiro título do Rali dos Sertões. O mineiro tem apenas duas especiais pela frente, que serão, em teoria, menos duras para os pilotos do que as últimas etapas. A próxima missão será enfrentar os 560 km de trecho total, sendo apenas 143 km de percurso cronometrado, entre Petrolina e Iguatu, com a caravana do Sertões entrando no Ceará. A especial final, entre Iguatu e a capital, Fortaleza, será de apenas 103 km de trecho cronometrado e dificilmente deve mudar os rumos da prova.

O mineiro segue confortável na ponta e tem 21min36s de vantagem para Dário Júlio, que, por sua vez, está 52min37s à frente de Nielsen Bueno, caracterizando assim um top-3 todo da Honda. Guto Klaumann e Dimas Mattos fecham a relação dos cinco primeiros.

Único estrangeiro a disputar a competição das motos neste ano, Rodrigo Caballero, do Chile, é o décimo colocado na classificação geral. O jovem de Iquique está quatro posições à frente de Cristiano de Paula Teixeira, o primeiro amputado a disputar um Rali dos Sertões nas motos. 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube