Por apenas 5s, Cristian Baumgart supera irmão e vence etapa do Jalapão do Sertões nos carros

Em nova briga doméstica na X Rally, Cristian Baumgart e Beco Andreotti voltaram a vencer no Sertões, mas a diferença bastante reduzida na quinta especial faz com que Marcos Baumgart e Kleber Cincea mantenham uma curta vantagem na liderança da classificação geral. Guilherme Spinelli e Youssef Haddad não largaram e estão fora da luta pelas primeiras posições

Etapa 5: Bolha 4/TO a Bolha 5/MA
5 de novembro, quinta-feira
Deslocamento inicial: 99 km
Trecho cronometrado: 277 km
Deslocamento final: 284 km
Total: 660 km

Em outra liga desde o início do Sertões 2020, as Toyota Hilux IMA da X Rally dominaram a quinta etapa da prova, que nesta quinta-feira (5) cruzou o lendário Jalapão antes de atravessar a divisa do Tocantins com o Maranhão para chegar à Bolha 5, localizada na cidade de Carolina. Em uma nova batalha entre os irmãos Baumgart, Cristian voltou a vencer ao lado do navegador Beco Andreotti. O tempo total da dupla da tripulação do carro #304 foi de 3h37min08, mas apenas 5s mais rápido que Marcos Baumgart e Kleber Cincea. Assim, a diferença na classificação geral da disputa dos carros teve somente uma breve redução.

Relacionadas


A quinta especial da prova marcou uma série de baixas na prova. A mais pesada delas foi a ausência de Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, com o Mitsubishi L200 Triton Sport Racing da Spinelli Racing. A dupla, dona de oito títulos — cinco com ‘Guiga’ e outros três com Youssef —, não conseguiu sair de Palmas, onde estava a Bolha 4, por conta de problemas em um componente da suspensão traseira do carro, em situação apresentada no fim da especial da última quarta-feira.

ASSISTAEmoção com Barrichello, maratona e sorteio: live Motul no Sertões 2020

SERTÕES 2020; CRISTIAN BAUMGART; BECO ANDREOTTI; QUINTA-FEIRA;
Cristian Baumgart e Beco Andreotti venceram a quinta etapa do Sertões 2020 (Foto: Marcelo Maragni)

Leia também: De Mogi Guaçu a Barreirinhas e etapa Maratona no início: o roteiro do Sertões 2020
Da luta contra morte ao renascimento: Helena Soares coroa história de um milagre no Sertões

Desta forma, Spinelli e Haddad seguiram com a equipe de apoio rumo a Carolina para concluir as outras duas especiais do Sertões, já sem chances de lutar por uma boa posição. A dupla vai encarar a reta final do maior rali das Américas como preparação para o Dakar 2021, que vai ser disputado no próximo mês de janeiro na Arábia Saudita.

Sem problemas, as Toyota Hilux IMA permitiram à X Rally permanecer como força invicta do Sertões nos carros. Depois dos irmãos Baumgart, o terceiro colocado na disputa do Jalapão foi Lucas Moraes, que vai consolidando um rali muito forte ao lado do navegador Kaique Bentivoglio. A dupla, campeã do Sertões em 2019, terminou com somente 1min26s de atraso para os vencedores do dia com o Ford X Rally Ranger da equipe MEM Motorsports.

Outra dupla que vem conseguindo impor um ritmo muito forte e novamente foi bem é a tripulação formada por Zé Hélio Rodrigues e Lauro Sobreira, a bordo do buggy V8 4×2 da Giaffone Racing. Pentacampeão do Sertões nas motos, Zé Hélio terminou somente 2min21s atrás de Cristian e Beco Andreotti.

Leia também: Motul une forças com Sertões, traz expertise de lubrificantes e batiza categoria dos fortes

SERTÕES; SERTÕES 2020; ZÉ HÉLIO RODRIGUES; BUGGY;
Zé Hélio foi um dos bons nomes desta quinta-feira do Sertões 2020 (Foto: Ricardo Leizer/Mídias Sertões)

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Sylvio de Barros e Rafael Capoani, outra tripulação que vem conseguindo executar um bom rali nesta edição, fechou o dia na quinta posição da especial com o Ford Ranger da equipe X Rally, finalizando a etapa com 4min15s de atraso para os vencedores da quinta-feira.

Entre os cinco outros carros que completaram o top-10, quatro deles são os buggies da Giaffone Racing, o que tem provado a força do carro na segunda participação da construtora no Sertões 2020. Thiago Rizzo e Leo Magalhães finalizaram o dia em sexto lugar, à frente de Carlos Ambrósio e Cadu Sachs. Marcelo Gastaldi, ao lado do experiente navegador Lourival Roldan, concluiu a etapa em oitavo, com Luiz Facco e Humberto Piauí em nono. Em décimo, com o protótipo T-Rex, terminou Marcos Moraes e seu navegador, Fabio Pedroso.

SERTÕES; SERTÕES 2020; LUCAS MORAES; KAIQUE BENTIVOGLIO;
Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio tiveram outro bom dia no Sertões 2020 (Foto: Ricardo Leizer)

Com duas etapas para o fim do Sertões 2020, a diferença de Marcos Baumgart e Kleber Cincea, donos dos colares de líderes no geral, para Cristian Baumgart e Beco Andreotti, é de apenas 1min03s. Sylvio de Barros e Rafael Capoani aparecem em terceiro, mas já com uma vantagem considerável, de 28min37s. Lucas Moraes e Kaique estão em quarto na classificação, com somente 21s de atraso para Barros.

Na disputa dos buggies da Giaffone Racing, Thiago Rizzo e Leo Magalhães estão na frente e ocupam a quinta posição no geral, seguidos por Zé Hélio e Sobreira.


Leia no GRANDE PREMIUM
Como Sertões almeja superar Dakar e ser o maior rali do mundo
A galeria com todos os campeões e as lendas do Sertões

Sertões 2020, classificação geral após cinco etapas, carros:

1MARCOS BAUMGART
KLEBER CINCEA
TOYOTA HILUX IMA 16:44:14 
2CRISTIAN BAUMGART
BECO ANDREOTTI
TOYOTA HILUX IMA 16:45:40+0:01:26
3SYLVIO DE BARROS
RAFAEL CAPOANI
FORD X RALLY RANGER 17:13:11+0:28:57
4LUCAS MORAES
KAIQUE BENTIVOGLIO
FORD X RALLY RANGER 17:13:35+0:29:20
5THIAGO RIZZO
LEO MAGALHÃES
GIAFFONE RACING BUGGY V8 17:33:16+0:49:02
6ZÉ HÉLIO RODRIGUES
LAURO SOBREIRA
GIAFFONE RACING BUGGY V8 17:36:59+0:52:44
7MARCOS MORAES
FÁBIO PEDROSO
PROTÓTIPO T-REX 17:55:11+1:10:56
8JULIO CAPUA
EMERSON CAVASSIN
GIAFFONE RACING BUGGY V8 18:29:03+1:44:49
9RODRIGO ACHE
LUIS FELIPE ECKEL
PROTÓTIPO SHERPA 18:57:55+2:13:41
10FABRÍCIO BIANCHINI
ADHEMAR PEREIRA
GIAFFONE RACING BUGGY V6 19:09:55+2:25:40
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.