Campeão de 2020, Brabec abre 2021 com vitória no prólogo das motos no Dakar

Ricky Brabec foi o mais rápido dentre as motos no prólogo do Dakar. O valor disso, entretanto, é simbólico: a vantagem é de apenas 6s e não traz garantias de nova conquista

Prólogo – Jedá
Trecho de especial: 11 km
Deslocamentos: 0 km
Trecho total: 11 km

Um ano se passou, mas pouco parece ter mudado para Ricky Brabec no Rali Dakar. O americano, campeão da edição de 2020, abriu a de 2021 da melhor forma possível: com liderança entre as motos ao fim do prólogo deste sábado (2), que abriu os trabalhos na Arábia Saudita.

A liderança, entretanto, tem valor essencialmente simbólico. É que a vantagem sobre Joan Barreda foi de meros 6s. Sobre Daniel Sanders, terceiro colocado, foi de 13s. A situação nem chega a surpreender, dado que apenas 11 km foram percorridos no prólogo. Com o top-10 separado por apenas 23s, ainda é cedo para fazer prognósticos mais sérios sobre os rumos do Dakar 2021.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

+++ Com figurões na Arábia Saudita, Dakar abre 2021 do automobilismo

Ricky Brabec tenta defender o título entre as motos (Foto: Honda)

Apesar das performances semelhantes, Brabec garantiu uma pequena vantagem para a primeira especial de longa distância do Dakar 2021. O piloto americano, representando a Honda, será o primeiro a largar no trajeto entre Jedá e Bisha. É que o resultado do prólogo determina a ordem na linha de partida.

Quadriciclos

Se as distâncias já pareceram curtas nas motos, a situação é ainda mais intensa nos quadriciclos. Alexandre Giroud completou o trajeto com apenas 1s de vantagem sobre o segundo colocado, Manuel Andujar. Kamil Wisniewski surgiu em terceiro, com 4s de déficit. O top-5 inteiro ficou separado por aproximadamente 10s, diga-se.

A categoria foi a primeira a ver a linha de chegada, oficialmente abrindo os trabalhos no Rali Dakar de 2021. Assim como entre as motos, a ordem do prólogo determina a ordem de partida na primeira especial.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.