Sainz espera “contrariar estatística” para vencer Dakar com Ford: “Projeto vencedor”

Quatro vezes campeão do Dakar, o experiente Carlos Sainz mostrou confiança no projeto da Ford e disse que o objetivo é retribuir a oportunidade com a vitória na edição de 2025

Ainda que tenha vencido o Dakar em quatro oportunidades (2010, 2018, 2020 e 2024), Carlos Sainz está prestes a encarar um novo desafio com a Ford em 2025. De volta à fábrica norte-americana após mais de 20 anos desde a última passagem, o atual campeão do off-road mais tradicional do mundo deixou claro o desejo de “contrariar as estatísticas” para faturar a quinta vitória por mais uma marca diferente.

A história de Sainz pela Ford é antiga. Foi pela montadora que o piloto de 62 anos conquistou os primeiros títulos, o bicampeonato espanhol de rali, em 1987 e 1988, além da estreia no Mundial de Rali. Após sair, no fim de 1988, e rodar por outras marcas, voltou para as temporadas 1996 e 1997. Por fim, competiram juntos no triênio 2000-2002, sempre no WRC. Pelo Dakar, entretanto, será a estreia: Sainz já andou com Volkswagen, Peugeot, Mini e Audi desde que participou pela primeira vez da competição, em 2006.

A bordo do Raptor T1+ e ao lado de Lucas Cruz, co-piloto, Carlos mostrou otimismo em relação às chances de vencer a corrida com um carro totalmente novo. A história do Dakar já mostrou que não é nada fácil alcançar tal proeza, mas o espanhol garantiu que confia nas próprias habilidades e na qualidade da Ford de entregar um bom maquinário, já que competiu com o mesmo equipamento no Rali do Marrocos, realizado em outubro.

“Quero pensar que sim. Se estou aqui é porque acredito que seja um projeto vencedor. O primeiro ano é difícil, mas as estatísticas estão aí para serem contrariadas. Do primeiro ao último membro da equipe, todos vamos querer contrariar essa estatística”, disse Sainz durante um evento da Ford em Madri.

Carlos Sainz já venceu o Dakar em quatro oportunidades (Foto: Ford)

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Ford lambe feridas após saída de Formaux e anuncia manutenção de Munster no WRC 2025

“Estou me sentindo muito motivado. Nesta altura da minha carreira, começando a correr com um carro novo, com uma marca nova que estreia no Dakar, é preciso valorizá-la. E, em resumo, temos todos os motivos para tentar ajudar a Ford a vencer essa corrida lendária. A paixão permanece intacta, e a Ford continua pensando que posso contribuir com algo para este belo projeto”, continuou.

“O verdadeiro teste será o Dakar, mas houve um pequeno teste no Rali de Marrocos, e não fomos mal. Resumindo, se tivesse de voltar atrás e fazer uma estratégia do que deveria ser este primeiro ano do carro, acho que não mudaria muito. Isso mostra que, estrategicamente, fizemos as coisas da maneira correta”, encerrou Sainz.

A edição 2025 do Dakar está marcada para a Arábia Saudita entre os dias 5 e 17 de janeiro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.