Sainz resolve vida no Dakar após saída da Audi e retorna à Ford mais de 20 anos depois

De volta ao Dakar, Ford acertou com Carlos Sainz e Nani Roma para duas das quatro vagas na nova versão do Ford Raptor na temporada 2025

A Ford está de volta ao Dakar em 2025 e aproveitou o mês de maio para anunciar pilotos de dois dos quatro carros com que vai ao off-road mais tradicional do mundo, marcado para a Arábia Saudita em janeiro do ano que vem. São os experientes Carlos Sainz e Nani Roma. Sainz, atual vencedor do Dakar nos carros, retorna à fábrica americana após mais de 20 anos da última passagem.

Sainz venceu o Dakar deste 2024 pela Audi, que anunciou a saída do rali após um programa de três anos. Com isso, o piloto mais velho a vencer o Dakar, aos 61 anos, estava no mercado.

A história de Sainz pela Ford é antiga: essa será a quarta passagem. Foi pela Ford que Sainz conquistou os primeiros títulos, o bicampeonato espanhol de rali, em 1987 e 1988, além da estreia no WRC. Após sair. no fim de 1988 e rodar por outras marcas, voltou para as temporadas 1996 e 1997. Por fim, esteve ao lado da Ford para o triênio 2000-2002, sempre no WRC. Pelo Dakar, entretanto, será a estreia: Sainz já andou com Volkswagen, Peugeot, Mini e Audi desde que estreou, em 2006 – já soma quatro vitórias.

“Estou muito animado com o novo projeto do Dakar e voltar a trabalhar com a Ford pela quarta vez,, além de voltar à M-Sport [equipe oficial da Ford] e a trabalhar com Malcom [Wilson, fundador da M-Sport], que conheço muito bem. É muito bom estar de volta”, afirmou.

CARLOS SAINZ; DAKAR; DAKAR 2022;
Carlos Sainz levou a Audi à vitória no Dakar (Foto: Audi Communications Motorsport / Florent Gooden, DPPI)

“Minha história com a Ford começou em 1987, e acredito que fui o primeiro piloto de Malcom. Sou orgulhoso disso. Estou muito animado a voltar ao Ranger Raptor e abordar esse grande desafio com muitas metas. Uma é ajudar a Ford a vencer o Dakar”, finalizou.

Além disso, a Ford também aproveitou o anúncio para afirmar que já começou a testar o carro Ranger Raptor e mostrar uma imagem da traseira do veículo. Mark Rushbrook, diretor global de esportes, falou sobre carro e contratações.

“O tamanho das nossas ambições do off-road não tem paralelos na história recente da Ford e nada émais claro nesta ambição do que nosso desafio de levar o Ford Raptor ao lendário Rali Dakar. Chegar a um desafio enorme como esse exige os melhores engenheiros, designers, membros de equipe, navegadores e pilotos. Com Nani Roma e Carlos Sainz, temos dois dos pilotos mais bem-sucedidos da história do Dakar”, falou.

“O Ford Raptor já mostra sinais promissores nos testes e ter dois dos melhores pilotos de todo o planeta nos dá a confiança necessária para a continuidade do desenvolvimento do carro”, finalizou.

A Ford ainda não marcou data para anunciar os outros dois pilotos.

A edição 2025 do Dakar está marcada para a Arábia Saudita entre os dias 5 e 17 de janeiro.

Fórmula 1 retorna de 17 a 19 de maio com o GP da Emília-Romanha, no circuito de Ímola. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento e das demais etapas do campeonato.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

FERRARI TIRA MAIS GENTE DA MERCEDES + F1 EM ÍMOLA | Paddock GP #371
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.