Dakar 2022 tem rota divulgada com início no ano novo e final em Jedá

Com duas semanas de disputa na Arábia Saudita, Dakar 2022 teve rota divulgada. Prova fará parte do novo Mundial de Rali Cross-Country da FIA. Será a terceira edição do evento na Arábia Saudita

HAMILTON COM MERCEDES ‘MEGA DIVA’: RED BULL AINDA RESPIRA NA F1 2021?

A Amaury Sport Organisation (ASO) divulgou, neste domingo (28), a rota da edição 2022 do Dakar. O rali mais popular do esporte a motor seguirá realizado na Arábia Saudita, e assim como nas duas edições mais recentes, terá 12 especiais no Oriente Médio durante duas semanas, com um dia de descanso entre a competição, em Riad.

Os 1065 competidores, divididos em 578 veículos, vão percorrer a distância de 8.375 km neste período, 4.258 km correspondendo especiais. O rali será início com um prólogo em Jedá no dia 1 de janeiro, que define a ordem de largada para a primeira especial, que começa e termina em Ha’il.

A especial seguinte é em direção a Al Artawiyah, na primeira parte do estágio conhecido como maratona, onde os competidores não podem receber assistência externa. A segunda parte da especial será de 554 km até Al Qaisumah, antes de partirem para a capital saudita Riad, que também sedia o dia de descanso.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Stéphane Peterhansel conseguiu a 14ª vitória no Rali Dakar (Foto: Antonin Vincent/DPPI)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A segunda parte do rali passa pelas cidades sauditas Al Dawadimi, Wadi Ad-Dawasir e Bisha até chegar em Jedá, que curiosamente também será a sede da próxima etapa da Fórmula 1, no dia 5 de dezembro.

Uma novidade da edição 2022 do Dakar é que a prova contará pontos para o Mundial de Rali Cross-Country da FIA, que também será composto pelos ralis de Abu Dhabi, Cazaquistão, Andaluzia e Marrocos.

A inserção do Dakar no Mundial permite, por exemplo, que competidores que abandonaram o rali possam retornar a competir no dia seguinte, assim como no WRC. Apesar de impossibilitar chances de vitórias no geral pelas punições, pilotos ainda podem buscar vitórias em especiais, que vão render pontos para o campeonato.

O Dakar 2022 será realizado entre os dias 1 e 14 de janeiro. O francês Stéphane Peterhansel entra para a competição como o atual vencedor entre os carros, enquanto o argentino Kevin Benavides levou a edição mais recente nas motos.

HAMILTON E O MOTOR APIMENTADO: A ARMA DA MERCEDES NA ARÁBIA SAUDITA
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.