Destaque no Dakar 2015, Sanz deixa Honda e passa a integrar times de fábrica de rali e enduro da KTM

A KTM anunciou nesta quinta-feira (9) a contratação de Laia Sanz para a temporada 2015. A espanhola, que defendeu o time da Honda no Dakar 2015, vai disputar o Mundial de Enduro e integrar a equipe de fábrica da marca austríaca no rali

Laia Sanz está de casa nova. Depois de defender a Honda na conquista de seu melhor resultado no Rali Dakar, a espanhola foi anunciada nesta quinta-feira (9) pela KTM. A multicampeã vai integrar o time de fábrica da marca austríaca para competições de rali e de enduro.
 
Sanz é dona de 13 títulos do Mundial Feminino de Trial e venceu o Mundial Feminino de Enduro em três oportunidades (2012, 2013 e 2014). No Dakar deste ano, Laia conquistou a nona colocação no resultado geral entre as motos.
Laia Sanz vai defender a KTM a partir de 2015 (Foto: KTM)
Além do Mundial de Enduro, Laia também quer tentar disputar etapas do Mundial de Rali da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).
 
 De acordo com a imprensa espanhola, a Honda ofereceu um novo contrato para Sanz, mas a posição de mochileira de Joan Barreda e Paulo Gonçalves não atendeu os desejos de Laia, que decidiu assinar com a KTM.
 
“Será incrível estar com pilotos tão bons quanto [Marc] Coma e [Ivan] Cervantes. Posso aprender muito com eles e isso é muito importante para mim”, disse Laia. “Sei que ainda posso melhorar e estar com a KTM é a melhor maneira de fazer isso”, continuou.
 
“Cresci com a paixão pelo Trial, que é mais técnico, mas isso me deu as habilidades necessárias para pilotar bem no Enduro. Agora eu também tenho uma paixão real por pilotar no Dakar”, explicou. “Eu assistia na TV quando era bem nova e nunca imaginei que seria capaz de competir. É uma grande aventura. Você tem de dar o seu melhor e conhecer seus limites”, completou.
 
Pit Beirer, chefe da Divisão de Esporte a Motor da KTM, comemorou a chegada de Sanz e avaliou que a pilota vai ficar ainda mais forte trabalhando com a marca austríaca.
 
“É um prazer receber a Laia Sanz na equipe KTM Factory Rally e no Mundial de Enduro como a nossa primeira pilota da fábrica de enduro”, começou. “Laia traz com ela um grande recorde de sucesso e habilidades impressionantes em uma moto. Os três títulos dela no Mundial Feminino de Enduro e o nono posto no Dakar 2015 falam por si”, apontou.
 
“Com o apoio da KTM, podemos esperar para ver a Laia cada vez mais forte”, garantiu Beirer.
 
Chefe da equipe de enduro da KTM, Fabio Farioli avaliou que será um novo desafio lutar pelo título do Mundial Feminino, mas ressaltou que Laia é a competidora perfeita para isso.
 
“Para mim é uma notícia muito boa e será um novo desafio para nós lutar pelo título no Mundial Feminino de Enduro”, indicou Farioli. “Esta será a primeira vez que teremos um competidor na disputa feminina e, com certeza, a Laia é a melhor pilota para fazer isso acontecer. Será bom trabalhar com ela para atingir essa nova meta”, concluiu.
 
A temporada 2015 do Mundial Feminino de Enduro é composta por oito etapas, divididas em rodas duplas. A disputa começa em 9 e 10 de maio em Jerez, na Espanha, depois segue para Gouveia, em Portugal e Saint Hubert, na Bélgica. A etapa final acontece em 3 e 4 de outubro em Requista, na França.
A REVANCHE

Depois do calor pegajoso e da alta umidade da Malásia, a F1 desembarca na cinzenta e fria cidade de Xangai, para a terceira etapa da temporada 2015, ainda atordoada pela vitória de Sebastian Vettel e da Ferrari em Sepang. Para os fãs, o triunfo ítalo-germânico serviu como um alento em um ano que promete novo domínio da Mercedes. Só que, para o GP da China, dificilmente a disputa vista em solo malaio deve se repetir. Isso porque a equipe alemã sentiu o golpe e já prepara a revanche 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.