Evans lidera 1º dia do Rali do Chile após confusão com tempos e estágio cancelado
O primeiro dia do Rali do Chile terminou com confusão dos tempos. Ott Tänak originalmente havia encerrado na frente, mas Elfyn Evans ficou com ponta após contestação da Toyota
O Rali do Chile, parte da temporada do WRC, começou na última sexta-feira e encontrou uma confusão logo de cara. O cancelamento da primeira especial das seis disputadas no dia rendeu contestação após o final da disputa, que, por sua vez, fez mudar de mãos a liderança do dia. Elfyn Evans ficou com a dianteira após Ott Tänak inicialmente comemorar.
Tudo girou em torno dos problemas do primeiro estágio. Após começar normalmente, teve de ser interrompido por questões de segurança com o público. Isso fez com que poucos pilotos competissem e o restante recebesse tempos de referência para a sequência do dia. O tempo de Thierry Neuville foi utilizado como baliza.
Entretanto, o mesmo trecho foi visitado novamente no turno da tarde, agora sem preocupações de segurança. Com atuações próprias em mente, alguns pilotos contestaram o tempo recebido pelo estágio inicial. O pedido prosperou para Evans, Adrien Fourmaux e Sami Pajari.
Apesar da retomada noturna, Evans foi muito forte na primeira parte da sexta-feira, ponteando na parte da manhã e sofrendo um pouco mais ao longo da tarde.
“A parte da tarde podia ter sido melhor, mas a manhã foi bem boa. Não encontrei a confiança que procurava, mas creio que foi um pouco pelas condições e da maneira como o carro se comportava nelas. Ainda é o começo do rali, e sabemos como sábado foi importante no ano que vem. Será um dia enorme”, afirmou Evans.
Tänak, assim, ficou com a segunda colocação após uma tarde em que dominou as atividades. Kalle Rovanperä foi o terceiro, enquanto Pajari ficou no quarto posto. Grégoire Munster, Neuville, Esapekka Lappi, Fourmaux, Sébastien Ogier e Nikolay Gryazin encerraram o top-10.
O Rali do Chile continua com mais seis especiais no sábado e outras quatro no domingo. Depois dele, temporada 2024 do WRC ainda conta com o Rali da Europa Central e o Rali do Japão.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Ricciardo sai de cena por injusta porta dos fundos e deixa lição sobre hora de parar