A crise econômica fez mais uma vítima no Mundial de Rali. Menos de uma semana depois de a Mini anunciar que deixará o WRC como equipe de fábrica no fim desta temporada, a Ford, uma das montadoras mais tradicionais do automobilismo mundial, anunciou nesta segunda-feira (15) que também vai se retirar da categoria ao fim de 2012 na condição de equipe de fábrica. De acordo com a empresa norte-americana, a decisão foi tomada como parte de uma revisão de suas operações na Europa — a equipe é sediada na Inglaterra — por conta do atual panorama econômico.
De qualquer forma, a Ford seguirá com seus Fiesta WRC na categoria na próxima temporada, mas não como equipe de fábrica. A princípio, a montadora seguirá como colaboradora da M-Sport, que seguiria em 2013 recebendo o suporte da Ford, mas a situação ainda não está definida.
Seus pilotos para esta temporada, Petter Solberg e Jari-Matt Latvala, ficam liberados para procurar nova equipe depois do Rali da Catalunha, última etapa do Mundial de 2012, em novembro. Petter é cotado para substituir Sébastien Loeb na Citroën, enquanto o finlandês pode ser o segundo piloto da Volkswagen, formando uma forte dupla de pilotos com Sébastien Ogier, que já testa o novo Polo R WRC.
A Ford é uma das montadoras de mais história no mundial de Rali. São três títulos mundiais de Construtores, em 1979, 2006 e 2007, além de 82 vitórias. Mas diante de seguidas derrotas para a rival Citroën de Loeb, que conquistou nove títulos mundiais seguidos, além da crise econômica, a montadora decidiu se retirar da categoria no fim do ano. Dessas conquistas, 52 vitórias e dois títulos mundiais foram festejados sobre o comando, desde 1997, de Malcolm Wilson, da M-Sport, que desenvolveu tanto o Focus quanto o novo Fiesta, atual carro da montadora.
Em comunicado emitido nesta segunda-feira, Roelant de Waard, vice-presidente de marketing, vendas e serviços da Ford na Europa, justificou a saída da montadora do WRC. “A Ford tem uma longa e orgulhosa história no WRC, e esta não foi uma decisão fácil. Neste momento, no entanto, determinamos que o melhor para a empresa e para a marca Ford é reduzir nosso compromisso com o WRC e colocar nossos recursos em outras áreas.”
Em resposta à decisão da Ford de deixar o WRC como equipe de fábrica e reduzir seu investimento até mesmo para as equipes-cliente, Wilson agradeceu à montadora pelo apoio, mas disse que pretende continuar contando com os serviços da fábrica, pelo menos para a próxima temporada.
“Gostaria de agradecer à Ford da Europa pelo seu grande apoio e por ter acreditado na equipe nos últimos 16 anos. Entendemos que decisões difíceis tiveram de ser tomadas para assegurar empregos na Ford, nós aceitamos a realidade comercial e estamos ansiosos para continuar a nossa forte parceria técnica para o futuro. A M-Sport está extremamente orgulhosa de nossa história com a Ford desde 1997: 208 pódios, marcando pontos 156 vezes consecutivas e 52 vitórias em 225 largadas no WRC, além dos dois títulos mundiais sublinham a dedicação e o comprometimento com toda a equipe em Cumbria”, afirmou o chefe da M-Sport.
“A minha intenção é continuar trabalhando para garantir vitórias nas especiais e no geral e, na esteira dos futuros acontecimentos, avançar com o trabalho que foi iniciado em maio deste ano para melhorar e aperfeiçoar o Fiesta WRC ainda mais, visando a temporada de 2013. Também vamos continuar trabalhando junto aos nossos colegas da Ford Racing visando o lançamento do Fiesta R5 para março de 2013, além das melhorias que estamos trabalhando no R2.”
“A confirmação da nossa programação para o campeonato de 2013 é a primeira prioridade e um desafio que a equipe aqui está encarando de frente. Depois disso, podemos rever todas as opções e determinar o caminho certo para o futuro”, finalizou Wilson.