Grupo de arqueólogos denuncia perda do patrimônio histórico inca causada pelo Dakar

Um grupo chileno de arqueólogos cobrou medidas das autoridades tentando impedir a passagem dos veículos do Dakar 2014. Especialistas alegam que muitos sítios arqueológicos foram perdidos

Um importante grupo de arqueólogos chilenos se pronunciou abertamente contra a realização do Rali Dakar. Segundo os especialistas, os veículos do rali já destruíram grande parte do patrimônio histórico inca no Norte do Chile.

Paola González, vice-presidente do Colégio de Arqueólogos, explicou o tamanho da devastação que o Dakar vem proporcionando.

“O Dakar é uma trilha de destruição no Norte do Chile", disse. "Calculamos que cerca de 250 sítios arqueológicos foram destruídos. É como se destruíssem milhares de livros de história pré-hispânica e mundial. E estes não podem ser construídos de novo porque não são renováveis”, explicou Paola.

Grupo de arquólogos chilenos aponta para destruição de vestígios incas (Foto: Getty Images)

A especialista ainda falou sobre a importância de tais sítios, apontando para problemas em futuras pesquisas.

“Não se trata de um bosque, onde você destrói uma árvore e planta outra ao lado. Aqui, se destroem um sítio arqueológico, nunca mais saberemos o que aconteceu e não poderemos mais estudar as antigas sociedades com base em vestígios”, argumentou a arqueóloga.

Desde 2012 o grupo tenta afastar o rali da área onde estão os vestígios incas, alegando que houve destruição de geoglifos e de parte do Caminho Inca. O grupo apoia a postura do Equador, que recusou o convite para receber a competição.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.