Lategan vence em Riad mesmo com problema na porta. Al-Attiyah segue líder do Dakar

Henk Lategan venceu a especial em laço em Riad, capital da Arábia Saudita. Sébastien Loeb foi o segundo e reduziu só um pouco a vantagem para Nasser Al-Attiyah, oitavo na especial e líder na classificação geral

5ª etapa – Riad – Riad
Trecho de especial: 421 km
Deslocamentos: 214 km
Trecho total: 560 km

A Toyota venceu mais uma especial no Dakar 2022. Mas, desta vez, não se trata de Nasser Al-Attiyah, que segue líder da classificação geral depois da quinta etapa da prova, realizada ao redor da capital da Arábia Saudita, Riad. Henk Lategan triunfou nesta quinta-feira (5) ao lado do compatriota, o navegador sul-africano Brett Cummings, mesmo depois de enfrentar problemas ao longo de quase toda a especial com a porta do lado do piloto no seu Hilux.

A dupla do carro #225 completou a etapa em 3h53min28s, 1min58s mais rápido que Sébastien Loeb e Fabian Lurquin, que competem com protótipo Prodrive da equipe BRX. A terceira posição ficou com outra dupla da Toyota, formada pelo piloto argentino Lúcio Álvarez e o navegador espanhol Armand Monleón.

HENK LATEGAN; PORTA; TOYOTA; RIAD; ARÁBIA SAUDITA; DAKAR; DAKAR 2022;
Henk Lategan venceu a especial desta quinta-feira mesmo com problema na porta (Foto: Dakar/ASO/Twitter)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Já a dupla líder da classificação geral teve um dia ok. Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel terminaram em oitavo a especial em Riad, mas cruzaram a zona de meta a menos de 2min de atraso para Loeb e Lurquin, o que consolida uma liderança ainda folgada na tabela de tempos no acumulado de cinco dias.

Em contrapartida, a jornada no Dakar segue duríssima para a Audi neste ano de debute do protótipo elétrico RS Q etron. Carlos Sainz e Lucas Cruz, vencedores da especial de terça-feira, enfrentaram problemas no amortecedor e cruzaram a zona de meta com 1h03min34s de atraso para a dupla vencedora do dia. Mattias Ekström, por sua vez, vivenciou um dia menos complicado e foi o 20º no geral.

Já o multicampeão, Stéphane Peterhansel, que chegou a andar entre os primeiros no começo da especial, também teve problemas no amortecedor e ficou com o carro parado. Até o momento, o francês, que corre ao lado do navegador Edouard Boulanger, não completou a etapa, assim como a dupla brasileira formada por Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs, que correm com buggy da Century.

Al-Attiyah manteve a ponta do Dakar e agora está 35min10s à frente de Loeb, enquanto Lúcio Álvarez segue em terceiro. Piloto da casa, o saudita Yazeed Al-Rajhi é o quarto ao lado do navegador Michael Orr, enquanto a dupla formada pelo russo Vladimir Vasilyev e Oleg Operenko, da Letônia, está na quinta posição.

Carlos Sainz aparece só em 21º, enquanto Henk Lategan é apenas o 30º na classificação geral.

Quintero vence mais uma, mas ‘Chaleco’ lidera nos protótipos leves

Seth Quintero venceu a quarta das cinco etapas do Dakar nos protótipos leves. Entretanto, por ter amargado enorme revés na segunda especial, quando terminou em 41º lugar, o norte-americano tem de remar muito para se aproximar do líder da classificação geral, o chileno Francisco ‘Chaleco’ López.

SETH QUINTERO; DAKAR; DAKAR 2022;
Seth Quintero venceu mais uma especial do Dakar nos protótipos leves (Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

Nesta quinta-feira, o piloto da Red Bull completou, ao lado do navegador alemão Dennis Zenz, a especial em 4h21min10s, com 8min03s de frente para a dupla formada pelo sueco Sebastian Eriksson e pelo holandês Wouter Rosegaar. ‘Chaleco’ terminou em terceiro ao lado do seu navegador, o também chileno Juan Pablo Vinagre.

Destaque para Cristina Gutiérrez, que ao lado do navegador François Cazalet, concluiu a especial na quarta colocação.

Na classificação geral, ‘Chaleco’ López e Juan Pablo Vinagre lideram com 20min16s de frente para Eriksson e Rosegaar. Embora seja a dupla mais vitoriosa em especiais nesta edição do Dakar na classe dos protótipos leves, Seth Quintero e Dennis Zenz já não têm chances de vitória, já que, com a punição sofrida na segunda especial, estão a 16h21min52s de ‘Chaleco’ e Vinagre.

QUEM SÃO OS PILOTOS COM AS VAGAS MAIS AMEAÇADAS NO GRID DA F1?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.