Rodrigues leva Hero à primeira vitória em especial do Dakar nas motos. Sunderland lidera

O luso Joaquim Rodrigues deu à marca indiana Hero sua primeira vitória em especiais no Dakar em Al Qaisumah. Nos quadriciclos, Marcelo Medeiros andou bem e Pablo Copetti é o novo líder geral

PRIMEIRA VITÓRIA E MAIOR CONSISTÊNCIA: OCON ESTÁ DE VOLTA?

3ª etapa –Al Qaisumah – Al Qaisumah
Trecho de especial: 255 km
Deslocamentos: 380 km
Trecho total: 635 km

A terça-feira (4) da terceira etapa do Dakar 2022 marcou um dia histórico para Joaquim Rodrigues e para a Hero. Cunhado de Paulo Gonçalves, que morreu ao disputar o maior rali do mundo na edição 2020, o português venceu pela primeira vez uma especial da prova e, de quebra, também de forma inédita, levou a marca indiana ao topo. A disputa foi realizada na etapa em laço em Al Quaisumah.

A especial desta terça-feira foi modificada pela organização do Dakar em razão das fortes chuvas na região de Al Artawiyah, de modo que foi preciso ser providenciada uma mudança na rota original. A etapa foi encurtada em 100 km, teve deslocamento inicial de 214 km, trecho cronometrado de 255 km e um deslocamento final de 166 km.

JOAQUIM RODRIGUES; HERO; DAKAR; DAKAR 2022;
Joaquim Rodrigues venceu a especial 3 do Dakar 2022 com a Hero (Foto: F.Godden/DPPI/ASO/Dakar)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

As chuvas, de certa forma, até favoreceram os pilotos, que tiveram pela frente uma areia mais pesada e, consequentemente, mais aderente. O cenário climático, contudo, ainda é bem diferente do que aconteceu na cidade de Tabuk, atingida por uma rara nevasca no último sábado.

A prova foi dominada pela sensação do Dakar nesta primeira parte da edição 2022. Daniel Sanders, no entanto, perdeu ritmo no trecho final da rota e caiu para quinto, em cenário que se configurou na primeira vitória de Rodrigues, sempre muito perto dos ponteiros desde o início da especial. Toby Price, da equipe de fábrica da KTM, foi o segundo, à frente da surpresa Mason Klein, norte-americano que corre com KTM, mas de equipe privada. Skyler Howes foi o quarto de Husqvarna, à frente de Sanders, da GasGas.

Já Joan Barreda, da Honda, pagou um preço caro por ter largado na frente. Vencedor da etapa da última segunda-feira, o veterano espanhol perdeu muito tempo em uma jornada complicada e finalizou a especial somente em 24º.

Menção honrosa para Danilo Petrucci, que abandonou a disputa geral do Dakar em razão de problemas na bomba de combustível na moto da KTM e não completou a especial de segunda-feira. Entretanto, a título de aprendizado, o italiano segue na prova, embora com punição de 11 horas. Mesmo assim, o ex-piloto da MotoGP se mostrou feliz por continuar no Dakar. Nesta terça-feira, Petrucci foi o 22º colocado no geral.

Em termos de disputa geral do Dakar, a batalha segue acirradíssima e com 4s separando primeiro e segundo colocados nas motos. Sam Sunderland, só o 17º nesta terça-feira, lidera com a GasGas, mas com vantagem ínfima para Adrien Van Beveren, da Yamaha, nono colocado na especial 3. Matthias Walkner aparece em terceiro, à frente de Skyler Hoes e de Daniel Sanders. Joaquim Rodrigues, por sua vez, é o 17º na classificação geral.

Quadriciclos têm novo líder geral; Medeiros vai bem

A disputa nos quadriciclos teve o argentino naturalizado norte-americano Pablo Copetti como vencedor. O piloto da Yamaha foi 2min04s mais rápido que o francês Alexandre Giroud, que corre também com Yamaha.

Quem teve dia ruim foi o lituano Laisvydas Kancius, que despontava como líder na classificação geral com mais de 3 minutos de vantagem para Copetti. O piloto, no entanto, teve problemas no seu quadriciclo e, para piorar, ficou atolado numa duna. Fim de prova para um dos favoritos ao título.

Ao todo, 14 quadriciclos disputaram a terceira especial. Vice-campeão na temporada passada, o argentino Giovanni Enrico foi um dos ausentes da disputa em razão de uma queda sofrida na segunda-feira.

Em contrapartida, Marcelo Medeiros foi muito bem. O brasileiro chegou a andar em segundo lugar na especial e cruzou a linha de meta em quarto, atrás de Copetti, Giroud e Manuel Andújar.

A classificação geral dos quadriciclos agora tem Copetti como líder, 15min29s de vantagem para Giroud, enquanto Aleksandr Maksimov, da Rússia, aparece em terceiro. Medeiros é o sétimo colocado.

A Mercedes foi a primeira equipe a ligar o motor do carro de 2022 na F1 (Vídeo: Mercedes)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.