Rovanperä aproveita furo de pneu de Ogier e lidera segundo dia do Rali do Quênia

Sébastien Ogier liderava o Rali do Quênia sem maiores problemas, mas um furo de pneu custou a primeira posição ao francês, que despencou e viu Kalle Rovanperä assumir a ponta

COMO FUNCIONAM OS TESTES DO NOVO CARRO GEN3 DA FÓRMULA E?

Líder do Mundial de Rali na temporada 2022, Kalle Rovanperä manteve a boa fase e terminou o primeiro dia do Rali do Quênia com a primeira posição, ao aproveitar um furo no pneu de Sébastien Ogier — que liderava desde o primeiro dia — para assumir a ponta. O francês perdeu diversas posições devido ao incidente e fechou em sexto, com Elfyn Evans em segundo na categoria principal e Ott Tänak em terceiro.

O dia começou forte para Ogier, que liderou durante os seis primeiros estágios — chegou a perder a liderança momentaneamente para Evans, mas recuperou logo na etapa seguinte. No entanto, o campeão precisou parar para trocar um pneu após furá-lo no último estágio, o que o fez perder a ponta para Rovanperä — que venceu três dos seis estágios do dia.

“Acho que fizemos um bom trabalho”, comemorou Kalle após o encerramento do dia. “O plano era ser rápido e seguro, e agora estamos em uma boa posição, mas amanhã vai ser desafiador. Eu realmente nunca experimentei algo como isso antes. Ano passado, não tínhamos tantas sessões macias de pista, então isso foi algo novo”, explicou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Tänak impediu um pódio todo da Toyota com o terceiro lugar no primeiro dia (Foto: WRC)

O perseguidor mais próximo a Rovanperä no campeonato passou a ser Evans, mas o finlandês conseguiu construir uma boa distância em relação ao companheiro de equipe: 22s4. Além disso, o britânico enxerga mais de perto o estoniano Tänak, que está apenas 2s9 atrás no momento — e impediu um pódio completamente formado por pilotos da Toyota ao colocar a Hyundai no terceiro lugar.

Segundo colocado na disputa pelo título, Thierry Neuville também não teve um dia fácil no Quênia. O belga da Hyundai viu o carro perder potência durante o quarto estágio ao passar por uma nuvem de areia e ainda reclamou de problemas com a tração e a pilotagem do carro. No fim, ficou à frente de Ogier por 1min10, mas ainda atrás de Tänak em 32s2.

Após um dia para esquecer com o problema no fim, Ogier não se vê mais na briga pelo título do Rali do Quênia este ano. Vale lembrar, entretanto, que no ano passado o francês conseguiu se recuperar de uma quebra na suspensão na sexta-feira para virar o resultado e tomar a liderança no domingo.

Ogier sofreu com um furo de pneu no último estágio e caiu para quinto (Foto: WRC)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Estando tão atrás, eu não posso realmente dizer que ainda estamos na briga”, admitiu Ogier. “É claro, muitas coisas ainda podem acontecer, mas não é a mesma disputa quando você está tão atrás assim. Eu tenho certeza de que as coisas vão acontecer amanhã, mas ainda assim é frustrante”, lamentou o atual campeão.

Além do pódio do dia formado por Rovanperä, Evans e Tänak — com Neuville em quarto e Ogier em quinto —, Oliver Solberg, Craig Breen, Adrien Formaux e Sébastien Loeb completaram a ordem do grid na categoria principal. Os dois últimos abandonaram e terminaram bem abaixo dos concorrentes, com um problema no motor do octacampeão e uma quebra no câmbio do outro Ford Puma.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar