Rovanperä massacra rivais e confirma vitória no Rali de Portugal do WRC 2023

Kalle Rovanperä massacrou os rivais e confirmou a vitória no Rali de Portugal do WRC 2023, neste domingo (14), onde o finlandês foi o melhor em 10 dos 19 estágios. Dani Sordo e Esapekka Lappi completaram o pódio

Kalle Rovanperä não deu margem para reação dos adversários e confirmou a vitória no Rali de Portugal, válido para o WRC 2023. O finlandês encerrou os estágios de sábado (13) com uma vantagem confortável de 57s5 para Dani Sordo, mas mesmo assim manteve o ritmo neste domingo (14) e foi o melhor no 17º e 19º estágios – este último o Power Stage, que rendeu um bônus de cinco pontos na classificação. Foram 10 vitórias em 19 etapas no cascalho.

As atividades de hoje prometiam alguma emoção entre Thierry Neuville e Esapekka Lappi na luta pelo pódio, como aconteceu durante todas as etapas de ontem, mas o cenário mudou logo no 16º estágio. O belga teve um problema no turbo de seu carro e caiu da terceira para a quinta posição. O compatriota de Rovanperä, então, herdou a última vaga no pódio e de forma tranquila, já que Ott Tänak estava a mais de um minuto atrás. Sordo, também em corrida solitária, foi o segundo.

Relacionadas


Tänak, embora tenha sido consistente neste domingo e tenha conquistado a vitória na 18ª etapa, pagou por um problema no pneu dianteiro direito, que saiu do aro, na última sexta-feira (12). A única saída for conter os prejuízos e levar o bólido da Ford para o quarto lugar. Neuville, também com o objetivo de conquistar o melhor resultado possível, fechou em quinto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Thierry Neuville perdeu pódio após problema no turbo do carro (Foto: Miguel Riopa / AFP)

Outros pilotos do grid não conseguiram completar o Rali de Portugal. O galês Elfyn Evans, que venceu o Rali da Croácia, capotou na tarde de sexta e não conseguiu retornar, embora ele e o co-piloto tenham saído ilesos do acidente. Takamoto Katsuta teve de abandonar no sábado por conta de uma falha no alternador. O veterano Sébastien Ogier, terceiro colocado na classificação, não participou da etapa.

Esta foi a primeira vitória de Rovanperä desde o Rali da Nova Zelândia, em outubro do ano passado, onde conquistou o título da temporada. Com o resultado em Portugal, o finlandês assumiu a liderança do WRC com 98 pontos, sendo 17 a mais que Tänak.

A próxima etapa do Mundial acontecerá na Itália, em Sardenha, com 19 estágios de 1 a 4 de junho, que reúnem os seguintes trajetos: Olbia-Cabbu Abbas, Tantariles 20ris 1, Monte Lerno 1, Terranova 1, Tantariles 20ris 2, Monte Lerno 2, Terranova 2, Coiluna-Loelle 1, Su Filigosu 1, Erula-Tula 1, Tempio Pausania 1, Coiluna-Loelle 2, Su Filigosu 2, Erula-Tula 2, Tempio Pausania 2, Arzachena – Braniatogghiu 1, Sardenha 1, Arzachena – Braniatogghiu 2 e Sardenha 2.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.