Kevin Benavides faz história como primeiro sul-americano a vencer Dakar nas motos

O piloto de 32 anos conquistou o título do Rali Dakar na quinta participação na categoria das duas rodas

Kevin Benavides fez história com a vitória na edição 2021 do Rali Dakar. O argentino de 32 anos foi o primeiro sul-americano a vencer a maior e mais dura prova off-road do planeta na categoria das motos.

Desde que a disputa começou, em 1979, a França foi o país que mais títulos conquistou: 22. Itália e Espanha aparecem empatadas com seis vitórias cada, seguida por Bélgica e Austrália, com duas. Inglaterra, Áustria, Estados Unidos e agora Argentina tem uma conquista cada.

A categoria onde os sul-americanos são mais bem sucedidos é a dos quadriciclos, onde a Argentina tem seis vitórias e o Chile, quatro.

Kevin Benavides venceu na quinta participação no Dakar (Foto: Honda)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O mais velho dos Benavides partiu para a etapa final do Dakar com 5min07s de vantagem para Sam Sunderland, mas apesar de ter sido derrotado por Ricky Brabec na última especial, disputada entre Yanbu e Jedá, garantiu a vitória com 4min56s de frente para o companheiro de Honda, puxando a primeira dobradinha da marca no Dakar em 34 anos.

“O ultimo estágio do Dakar 2021 foi muito difícil: eu comecei em terceiro, então pensei que seria mais fácil, mas não foi assim. No km 50, todos os pilotos na minha frente tinham se perdido, então comecei a abrir a pista”, disse Benavides. “Foi um estágio muito difícil de navegar, então eu fiquei muito focado em fazer as coisas bem”, relatou.

“Dei tudo para alcançar essa vitória, que é um sonho que se torna realidade para mim. Estou muito feliz e empolgado”, relatou. “Cruzei a linha de chegada pensando em muitas coisas, com muitas emoções. Paulo Gonçalves também me passou pela cabeça. Foram grandes emoções. Estou realmente satisfeito e vivendo este momento”, frisou.

“Quero agradecer a toda minha equipe, começando pelos meus mecânicos, pelo grande trabalho que eles fizeram durante este ano difícil”, falou. “Obrigado também à Honda por nos dar uma moto tão boa que tornou possível a realização deste sonho”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.