Lendas do rali, Sainz e Al-Attiyah trocam farpas por uso de ‘atalho’ na Andaluzia

Carlos Sainz ficou no segundo lugar do Rali da Andaluzia e criticou a organização da prova pela punição branda recebida por Nasser Al-Attiyah, que cortou caminho durante última especial

Gaetano Di Mauro sofreu um forte acidente no final da corrida 2 em Interlagos (Vídeo: SporTV)

Dois dos principais nomes do rali mundial, Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah iniciaram provocações na internet após a edição 2021 do Rali da Andaluzia. Al-Attiyah venceu a disputa, que foi concluída no último fim de semana, mas com muita polêmica após cortar caminho durante a última especial. O piloto recebeu uma punição de dois minutos, que não interferiu no resultado final, já que finalizou 43s à frente de Carlos.

Segundo colocado em Andaluzia, Sainz se revoltou com a punição branda ao rival e utilizou as redes sociais para soltar uma nota, repudiando a decisão e a atitude do competidor, afirmando que a organização do rali foi incoerente com as discussões sobre atalhos na rota.

“Foi decepcionante ver as imagens do que aconteceu na última especial de ontem. Um piloto do calibre do Nasser não precisa de atalhos para vencer. Ano passado ele tomou uma atitude parecida, e para este ano, os organizadores foram claros que não seguir a roda renderia punição pesada. Infelizmente, os comissários fecharam este caso com uma punição de dois minutos, o que é inconsistente com tudo que discutimos nos briefings com a organização”, bradou o bicampeão mundial de rali e tetracampeão do Dakar.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

O momento em que Al-Attiyah corta caminho (Vídeo: Reprodução)

“O Rali da Andaluzia passa por fazendas, terras privadas e protegidas. Pegar atalho do percurso é antidesportivo e não coloca apenas em risco as edições futuras, mas ainda pior: espectadores e outros competidores. Ações como está não são bons exemplos ao esporte e espero que não aconteçam novamente”, concluiu o espanhol, que também publicou um vídeo do momento em que Nasser pega um atalho.

Al-Attiyah tratou de responder a reclamação do rival. Primeiro, ao responder o tweet feito por Sainz com risadas e a frase “não fique desapontado”. Em seguida, o catari publicou um vídeo do Baja de Aragão, em 2016 (creditado como 2017 de forma errônea pelo piloto), mostrando um momento em que Carlos corta para fora da pista.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.