Macik assume liderança do Dakar entre caminhões após primeiro dia de maratona
Martin Macik, atual campeão da categoria no Dakar, assumiu a ponta no primeiro dia da maratona após ficar em terceiro na primeira especial
2ª Especial: Bisha ➡ Bisha
Deslocamento: 91 km
Trecho cronometrado: 967 km
Percurso total: 1058 km
Martin Macik, da MM Technology, é o novo líder do Dakar 2025 entre os caminhões após o primeiro dia da maratona. O tchéquio, acompanhado pelos navegadores Frantisek Tomasek e David Svanda, chegou ao km 546, onde vai acampar e dormir na liderança antes do segundo dia da maratona, a etapa mais longa do rali. Até o momento, já foram 6h51min28s de prova para o líder e atual campeão do Dakar na categoria.
Na primeira especial, concluída no último sábado (4), Macik terminou na terceira colocação e viu o neerlandês Mitchel van den Brink, da Eurol Rally Sport, vencer com a caminhão #602, seguido por Ales Loprais, veterano que foi o vice-campeão na edição passada do Dakar.
Agora, na primeira parte da maratona, van den Brink está fora do top-3, na quarta colocação, e Loprais está na cola do líder, em segundo, tendo finalizado o trecho com 3min5s de desvantagem.
Em terceiro lugar está o lituano Vaidotas Zala, da Scuba Team, que completou a primeira parte do percurso em 7h15min31s. Fechando o top-5, estão van den Brink e Kees Koolen, da MM Technology, em quarto e quinto, respectivamente.
O encerramento da etapa maratona do Dakar 2025 acontece nesta segunda-feira. Após completarem o máximo possível dos 967 km previstos até às 17h00 locais (11h00 em Brasília, GMT-3) deste domingo, os pilotos e navegadores ficam em acampamentos improvisados pela organização e sem auxílio externo.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Al-Rajhi dorme na liderança entre carros após dia 1 de maratona do Dakar. Moraes é 16º