Variawa leva 3ª etapa e se torna vencedor mais jovem da história do Dakar nos carros

Saood Variawa, de apenas 19 anos, conquistou a terceira especial do Dakar 2025 nos carros e entrou nos livros de história do maior rali do mundo. Lucas Moraes liderou boa parte do dia, mas fechou em nono. O destaque negativo foi o acidente de Sébastien Loeb

DAKAR 2025
3ª Especial: Bisha ➡ Al Henakiyah
Deslocamento: 466 km
Trecho cronometrado: 327 km
Percurso total: 793 km

A terça-feira (7) foi de mudança nos livros de história do Dakar. Saood Variawa, de apenas 19 anos, conquistou a terceira especial do maior rali do mundo. O sul-africano se manteve nas primeiras posições durante toda a etapa, mas deu o pulo do gato na reta final, vencendo após 3h16min52s de disputa.

Relacionadas

Com a vitória, Variawa quebra um recorde que já tinha sido batido na atual edição do Dakar, quando Seth Quintero venceu uma etapa aos 22 anos. Agora, o sul-africano detém o recorde. Para isso, esteve entre os primeiros em todo o período, mas tomou a dianteira apenas nos 20 quilômetros finais.

Guerlain Chicherit terminou na segunda colocação, mas foi punido em dois minutos e caiu para quarto, atrás de Seth Quintero e Guillaume de Mévius. O quinto lugar foi de João Ferreira, seguido por Nasser Al-Attiyah, Mattias Ekström e Mathieu Serradori.

Saood Variawa entrou para o livro de recordes do Dakar (Foto: A.S.O./A.Vincent/DPPI)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O brasileiro Lucas Moraes liderou boa parte da terceira etapa especial do Dakar, mas perdeu rendimento nos últimos quilômetros e perdeu muitas posições, terminando na nona colocação. Destaque dos primeiros dias, Hank Lategan fechou o dia apenas em 12º.

O dia ainda foi marcado por muitas dificuldades para Sébastien Loeb. O francês enfrentou problemas mecânicos nos primeiros quilômetros rumo a Al Henakiyah, perdendo muitos minutos em relação aos rivais. Depois, no km 12, capotou o veículo, mas escapou ileso e conseguiu retomar antes de uma nova pausa. No fim, terminou a especial em 45º.

Marcos Moraes e Maykel Justo fecharam o dia na 24ª colocação enquanto Marcelo Gastaldi, ao lado do navegador francês Adrien Metge, foi o 48º.

Na classificação geral, Lategan aparece na liderança, com 19h04min53s, sete minutos à frente de Al-Attiyah e nove de vantagem para Ekström. Lucas Moraes está na quinta colocação, 19min40s atrás do líder.

O Dakar deixa Al Henakiyah nesta quarta-feira (8), quando parte em direção a AlUla. Os competidores vão encarar um trecho cronometrado de 415 km, além de outros 173 km de deslocamento. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa de todas as classes do evento.

Cavigliasso vence na Challenger. López Contardo conquista a SSV

Na classe Challenger, a vitória ficou com a dupla argentina Nicolás Cavigliasso e Valentina Pertegarini, após 3h39min41. Com o resultado, os sul-americanos seguem na liderança geral da disputa.

A terceira especial ainda teve Paul Spierings e Jan Van der Stelt na segunda colocação, seguidos por Yasir Seaidan e o navegador Michael Metge. O navegador brasileiro Cadu Sachs, que corre com o piloto português Gonçalo Guerreiro, terminou o dia em sétimo lugar, mas aparece na segunda posição geral.

Na classe SSV, Francisco López Contardo mostrou bom ritmo e venceu após 3h46min37s de disputa. Xavier De Soultrait reagiu e ficou na segunda colocação, seguido de perto por Brock Heger.

Na classificação geral, De Soultrait lidera com 20h48min16s, mais de cinco minutos de vantagem para Heger. Na terceira posição, o português Alexandre Pinto já aparece com mais de 1h de atraso.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.