Ogier escapa de problemas da Toyota e lidera sábado de Rali de Portugal

Sébastien Ogier sobreviveu ao dia terrível da Toyota e vai para o domingo do Rali de Portugal com vantagem confortável para Ott Tänak. Eneacampeão pode se tornar o maior vencedor do evento

Eneacampeão mundial, Sébastien Ogier está muito próximo de bater o recorde de Markku Alén no Rali de Portugal. O piloto francês da Toyota, que desde 2022 participa apenas de eventos esporádicos do WRC, terminou o caótico sábado (11) em Lousada na liderança, e agora sustenta uma vantagem de 11s para o estoniano Ott Tänak, da Hyundai.

A Toyota terminou a sexta-feira formando um 1-2-3, com Ogier em segundo, entre o líder Kalle Rovanperä e o japonês Takamoto Katsuta. O finlandês sofreu um forte acidente, com direito a capotagem em uma curva no trecho em Montim. O incidente de Katsuta foi menos dramático, mas o suficiente para uma quebra de suspensão.

A batalha pela liderança então ficou entre Ogier e Tänak. O francês chegou a perder a ponta, mas se aproveitou de um pneu furado do rival para retomar o posto. Se manter o resultado no domingo, Sébastien vai superar Markku Alén e se tornar seis vezes vencedor do Rali de Portugal. Será também a primeira vitória no país desde 2017.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Sébastien Ogier (Foto: Toyota)

“Foi um bom dia. Complicado, não esperávamos tantas coisas acontecendo hoje. Do lado da Toyota, não foi perfeito. Para mim, foi bom, mas perdemos dois carros. Vamos tentar encerrar o trabalho amanhã”, afirmou Ogier.

Atual líder do campeonato, o belga Thierry Neuville, de Hyundai, terminou o sábado na terceira posição, seguido pelo companheiro de equipe Dani Sordo. O francês Adrien Fourmax, da Puma Ford, fecha o top-5, à frente do galês Elfyn Evans, da Toyota. Pelo WRC2, o líder é o búlgaro Nikolay Gryazin, da Citröen, que é o sétimo no geral. Jan Solans, Joshua McErlean e Yohan Rossel finalizam o top-10.

O Rali de Portugal tem sequência neste domingo com as últimas quatro especiais. O trecho correspondente é de 62,11km.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.