Sem risco de morte, mas com fraturas graves: o estado de Baumel após atropelamento
Estado de saúda de Baumel inspira cuidados, mas não há mais risco de morte, segundo imprensa francesa. Navegador sofreu múltiplas fraturas nas pernas
O esporte a motor recebeu com muita preocupação a notícia de que, na última quarta-feira, o experiente navegador Mathieu Baumel foi atropelado em estrada próxima a Reims, na França, e estava em coma induzido. As últimas informações são de que o estado de saúde ainda inspira cuidados, mas Baumel não corre risco de morte.
A informação foi confirmada por Pedro Teixeira, promotor-adjunto da cidade de Reims, ao jornal La Provence. Mesmo assim, o caso ainda é complicado. O navegador, quatro vezes vencedor do Dakar, sofreu fraturas múltiplas em ambas as pernas. A rede de TV francesa BFM chegou a dizer que a intervenção dos médicos conseguiu, num primeiro momento, “salvar suas pernas”.
“Está mostrando sinais de querer despertar. Tem duas fraturas enormes e teremos de ver como a dor pode ser gerenciada depois [que acordar]”, informou Gérard Baumel, pai de Mathieu e prefeito da pequena comuna de Céreste-en-Luberon.
“Mathieu já foi operado, mas agora temos de esperar para saber mais. Ainda não pudemos conversar com o cirurgião”, disse ainda no sábado. A família Baumel tenta uma transferência para clínical especializada em Munique, na Alemanha.

O navegador estava a caminho do tradicional Rali Histórico de Monte Carlo, que começou na semana passada e acontece até o próximo dia 5 – não confundir com o Rali de Monte Carlo, parte da temporada do WRC, realizado no último fim de semana.
O jornal L’Union de Reims informou que Baumel estava ajudando com um reboque responsável por buscar uma Alfa Romeo de conhecidos, que estava indo para o rali em Monte Carlo e tinha problemas, quando outro carro, um Renault Clio, atropelou. A velocidade permitida na via é de 90 km/h. Uma vez no hospital, Baumel foi colocado em coma induzido. Ainda segundo o La Provence, Mathieu ficou consciente tempo o suficiente para avisar os familiares sobre o acidente.
O carro era guiado por uma mulher de 73 anos, que se machucou de leve e foi levada para o hospital. Por lá, fez testes de consumo de álcool e drogas, que deram negativo. Além dela, o carro também tinha um passageiro de 70 anos de idade, que sofreu escoriações, mas não precisou ser encaminhado para auxílio médico. Os nomes não foram divulgados.
Baumel tem 49 anos e esteve na disputa do Dakar neste mês como copiloto de Guillaume de Mevius – e terminou na 18ª colocação entre os carros -, mas em anos passados chegou a vencer quatro vezes a competição quando fazia parceria com Nasser Al-Attiyah, em 2015, 2019, 2022 e 2023.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GRANDE PRÊMIO chega à TV após inovar com programas que viraram referência

