Peterhansel descarta mudança de categoria no Dakar no futuro: “Prefiro carros”

Com 14 títulos no Dakar, sendo seis nas motos e oito nos carros, Stéphane Peterhansel se prepara para novamente acelerar o veículo elétrico da Audi no rali e pretende ficar na categoria por mais um período

Stéphane Peterhansel é uma lenda do Dakar, com certeza. Com mais de três décadas de participações e 14 títulos, o francês se prepara aos 58 anos para uma nova edição do rali que abre a temporada do esporte a motor em 2024.

Peterhansel estreou em 1988, como piloto de moto, e conqusitou seis títulos com a Yamaha. Depois mudou para os carros e levou mais oito vezes o Dakar, dessa vez com marcas como Mitsubishi, Mini e Peugeot. Agora, vai correr com o revolucionário projeto elétrico da Audi, que ainda busca a glória no off-road.

Relacionadas


“Estou envolvido com esporte a motor desde jovem, então amo ação, adrenalina e velocidade. Tem sido o caso desde que andei de moto pela primeira vez, aos 8 anos. Mas não é só a adrenalina, também é onde andamos, porque somos capazes de acelerar nas mais lindas paisagens”, afirmou ao site RacingNews365.

“O deserto é um lugar fantástico, com um atmosfera especial. O automobilismo e esses visuais me encantam, me apaixonaram. Amo esse trabalho, não há nenhum melhor que esse para mim”, completou.

Stéphane Peterhansel em ação no Dakar de 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

Após uma década competindo no Dakar com motos, Peterhansel decidiu mudar para os carros, onde seguiu igualmente vencedor. Depois de muito tempo, explicou qual o principal motivo para a alteração na carreira.

“Quando parei com o motociclismo, era muito sortudo porque não tive nenhum grande incidente. Desde minha estreia no Dakar, sabia que seria bem perigoso. Sempre tentei ser cauteloso, então depois de seis vitórias achei que era o momento de uma mudança, não queria me arriscar mais em duas rodas”, pontuou.

“Você é sempre solitário na moto, não divide as emoções com outra pessoa. Se acaba perdido, é bem assustador porque está sozinho. Mas também comemora sem ninguém. Eu quero dividir minhas emoções com o navegador, sempre fui fascinado por carros”, completou.

Por fim, o veterano piloto ainda descartou uma participação nos caminhões no Dakar. “Dez anos atrás, eu testei e considerei. Achei interessante, mas entre um carro e um caminhão, eu prefiro um carro de ponta”, finalizou Peterhansel.

O Dakar 2024 acontece entre os dias 5 e 19 de janeiro, sempre dentro do território da Arábia Saudita, que mais uma vez recebe o evento. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa de todas as classes do maior evento de rali do ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Guerra na Ucrânia e bloqueio à Rússia: Kamaz fica novamente fora do Dakar em 2024

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.