7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Rali

Toyota prepara plano de atuação para possibilidade de Alonso decidir correr Rali Dakar, diz revista

Fernando Alonso está na pista e, mais do que nunca, está para negócio. O bicampeão mundial de F1 quer ampliar seus horizontes e até se manifestou sobre a oportunidade de testar o carro que a Toyota usa no Rali Dakar. Desta forma, a montadora japonesa prepara um plano para o caso do espanhol desejar correr um Dakar completo

 
Desde que resolveu deixar a F1, a vontade de Fernando Alonso por correr em diferentes tipos de carros ganhou força. Por conta disso, a Toyota tem um plano para o caso do bicampeão mundial de F1 resolver que deseja participar do Rali Dakar. 
 
Alonso, que já até falou com Nasser Al-Attiyah sobre a possibilidade de testar o Hilux com o qual a Toyota disputa a mais famosa corrida off-road do mundo, mas também declarou que não se vê com talento para correr a sério. "Tenho que ser honesto e saber que não tenho talento para fazê-los."

Segundo a revista inglesa 'Autosport', a Toyota trabalhou num plano de ação para o caso de Alonso tomar essa decisão – o trabalho tem sido costurado nos últimos dois meses.

 
O chefe da fábrica dos projetos off-road da Toyota, Glyn Hall, admitiu a situação.
O Toyota #8 de Fernando Alonso e Sébastien Buemi (Foto: WEC)

"Nós já tivemos uma situação parecida com Giniel de Villiers, então tudo é possível, mas não é uma corrida fácil", disse. De Villiers foi quatro vezes campeão nacional de carros de turismo na África do Sul antes de partir para o Dakar.

 
"As habilidades de Fernando são excepcionais, vimos isso nos últimos 17 anos, ele evoluiu para se tornar um dos melhores do mundo", seguiu.
 
O trabalho de Hall, da Toyota e até de Al-Attiyah, caso seja mesmo chamado para ajudar, vai ser ensinar as partes específicas. Mas Hall acredita que o trabalho não será tão grande.
 
"Se você é um bom piloto, é um bom piloto e tem habilidades. Uma das coisas que Fernando viu em corridas da F1 é a capacidade de ouvir e pensar quando está no limite. É uma habilidade chave em ralis, porque você escuta copilotos, a corrida e complicada e você tem que pensar nisso", afirmou.
 
"A primeira coisa é a sensação do carro, comparar as sensações com um piloto do mesmo nível. Seria uma oportunidade fantástica não apenas para a Toyota e para o pessoal na África do Sul, onde o carro é fabricado, mas para todo o Dakar e comunidade do cross-country", falou. 
 
"Seria uma inspiração e uma história incrível para contar. Haveria muita emoção se Fernando viesse ao Dakar. Acho que o esporte iria explodir", encerrou.
 
O Dakar está no começo da segunda semana nesta edição de 2019 e termina na próxima quinta-feira.