A edição de 2013 do Rali do México teve início nesta quinta-feira (7), e terminou com um carro da Citroën na primeira posição. Mas, não, não foi Sébastien Loeb o mais rápido. O nome do líder do estágio de classificação é Mikko Hirvonen, finlandês que superou o russo Evgeny Novikov por 0s7 na abertura dos trabalhos na terra dos astecas.
Hirvonen percorreu os 6,7 km de trecho cronometrado em 3min57s2 na região de Llano Grande, que fica a 20 km da base do rali, a cidade de León. Atrás dele, três carros da Ford: o já mencionado Novikov, Mads Östberg e Thierry Neuville, que ficaram empatados na terceira colocação, a 3s2 do líder.
Por ter sido o mais rápido nesse estágio de classificação, Hirvonen poderá escolher em que posição largar no primeiro estágio do Rali do México. A expectativa é que ele opte pelo 13º lugar na fila e deixe que os pilotos que foram mais lentos no classificatório limpem o percurso para sua passagem.
“Foi um trecho bom, limpo, então eu apenas preciso fazer a mesma coisa em todos os estágios”, falou Hirvonen. “Tudo funcionou perfeitamente. Eu talvez tenha ficado um pouco surpreso que algumas pessoas escolheram o pneu duro, mas, para nós, foi bom, então estou feliz com a minha escolha de pneus”, complementou.
O finlandês optou por montar em seu carro os compostos médios fabricados pela Michelin. Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala, da Volkswagen, foram os únicos que usaram os pneus duros. Latvala considerou a decisão errada. A dupla ficou em quinto e sétimo lugares, respectivamente. Entre eles ficou o segundo piloto da Citroën, Dani Sordo. Chris Atkinson, Nasser Al-Attiyah e Ken Block completaram o top-10.
WRC, Rali do México, classificação, final:
1
|
Mikko HIRVONEN
|
FIN
|
Citroën
|
3:57.2
|
classificação
|
2
|
Evgeny NOVIKOV
|
RUS
|
Qatar M-Sport Ford
|
+0.7
|
|
3
|
Thierry NEUVILLE
|
BEL
|
Qatar M-Sport Ford
|
+3.2
|
|
3
|
Mads OSTBERG
|
NOR
|
Qatar M-Sport Ford
|
+3.2
|
|
5
|
Sébastien OGIER
|
FRA
|
Volkswagen
|
+3.9
|
|
6
|
Dani SORDO
|
ESP
|
Citroën
|
+4.0
|
|
7
|
Jari-Matti LATVALA
|
FIN
|
Volkswagen
|
+4.3
|
|
8
|
Chris ATKINSON
|
ING
|
Citroën
|
+4.4
|
|
8
|
Nasser AL-ATTIYAH
|
CAT
|
M-Sport Ford
|
+4.4
|
|
10
|
Ken BLOCK
|
EUA
|
Monster Ford
|
+9.4
|
|