Al-Rajhi supera Al-Attiyah e vence Desafio Ruta 40 no W2RC. Moraes chega em 5º

Em etapa que trouxe algumas das menores margens da história do W2RC, Yazeed Al-Rajhi levou a melhor sobre Nasser Al-Attiyah e diminuiu a vantagem do líder do campeonato na Argentina

A quarta etapa da temporada do Mundial de Rali Cross-Country (W2RC), disputada no último fim de semana, trouxe algumas das disputas mais apertadas da história da categoria. O Desafio Ruta 40, nomenclatura oficial do Rali da Argentina, terminou com vitória de Yazeed Al-Rajhi na classe Ultimate, que teve o líder Nasser Al-Attiyah na segunda colocação. Lucas Moraes, que chegou a brigar pelo pódio, terminou em quinto. Entre as motos, Ricky Brabec bateu Tosha Schareina com a menor margem de todos os tempos na competição.

O triunfo de Al-Rajhi sobre Al-Attiyah nos carros por 45s foi o segundo mais apertado da história do W2RC, atrás apenas da vitória de Sébastien Loeb em cima do próprio Nasser por 22s no Rali da Andaluzia de 2022. Piloto da casa, o argentino Sebastian Halpern completou o pódio, enquanto Denis Krotov foi o quarto e Moraes fechou em quinto. O brasileiro chegou a vencer o segundo estágio, entre Córdoba e San Juan, mas perdeu o pódio na reta final.

Mesmo com a derrota, Al-Attiyah segue na liderança do campeonato, agora com 156 pontos. Al-Rajhi é o segundo, com 131, e Moraes fecha os três primeiros com 103 tentos. Carlos Sainz [100] e Guerlain Chicherit [69] completam o top-5.

Na classe Challenger, Rokas Baciuska superou Nicolás Cavigliasso e venceu pela segunda vez seguida, com Dania Akeel completando o pódio. O brasileiro Marcelo Gastaldi foi o quarto colocado, um posto à frente de Hernán Garcés. Por fim, Ricardo Ramilo levou a melhor nos UTVs, com Sebastián Guayasamín e Rebecca Busi fechando o top-3.

Moraes chegou a vencer um estágio e fechou em quinto na Argentina (Foto: Toyota)

Nas motos, o equilíbrio foi ainda maior. Brabec, vencedor no Dakar em 2023 e 2024, superou a batalha interna da Honda com Schareina por apenas 15s, a menor margem de vitória da história do W2RC. E a equipe japonesa ainda fez história, com o primeiro 1-2-3 de uma montadora na história da competição, ao ver Adrien Van Beveren fechar o pódio em terceiro lugar. De quebra, ainda colocou mais uma moto em quarto, com Skyler Howes.

O triunfo fez Brabec chegar a 63 pontos e reduzir a vantagem do líder Ross Branch para apenas nove tentos. Van Beveren, por sua vez, foi a 56 e também se aproximou do primeiro colocado após a penúltima rodada do campeonato.

A última etapa da temporada 2024 do W2RC está programada para acontecer entre os dias 5 e 11 de outubro, com o Rali do Marrocos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.