Lucas Moraes vence primeiro dia da Maratona e retoma liderança do Sertões 2024 nos carros

Principal concorrente de Lucas Moraes na competição até então, Adroaldo Weisheimer sofreu um acidente e teve de abandonar a prova. Entre as motos, o francês Adrien Metge venceu mais uma etapa e ampliou a vantagem na liderança

Nesta terça-feira (27), o Sertões deu início à etapa mais importante da edição 2024: a Maratona. Com duração de dois dias, motos, quadriciclos e UTVs homologados pela Confederação Brasileira de Motociclismo percorrem um percurso diferente dos carros e UTVs homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo. Hoje, os veículos CBM competiram no trecho longo, com 434 km de extensão, sendo 418 km de especial cronometrada.

Por sua vez, os competidores da CBA fizeram o trecho mais curto, que inicialmente seria de 293 km, com 239 km de especial. Porém, quando a prova já estava em andamento, foi identificado um incêndio em uma fazenda pela qual os competidores passariam. Para garantir a segurança não só dos pilotos, mas também das comunidades por onde a competição passa, a organização decidiu reduzir o trecho em 40 km, deixando a especial com 196 no total. O trecho curto acontece inteiramente na região de Luis Eduardo Magalhães, na Bahia.

Vencedor da terceira etapa, Adroaldo Weisheimer teve um dia para esquecer. O piloto, que tem Beco Andreotti como navegador, sofreu um acidente e teve de abandonar a etapa. A situação abriu caminho para Lucas Moraes, que completou o percurso em 2h16min48s, 1min38s72 à frente de Marcelo Gastaldi. Marcos Moraes fechou a lista dos três primeiros, 2min59s atrás do ponteiro.

Desta forma, Lucas Moraes recuperou a liderança geral da classe, com 8min47s de vantagem para Gastaldi, enquanto Marcos Moraes fecha o top-3 com 11min17s de desvantagem.

Adrièn Metge ampliou a vantagem na liderança entre as motos (Foto: Marcelo Maragni/Yamaha)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Weisheimer supera Lucas Moraes, vence etapa 3 e lidera Sertões 2024 nos carros

Entre os UTVs, vitória de Ricardo Basso e Wellington Rezende, que concluiram a etapa em 5h22min18s, com 1min02s de vantagem para Jean Azevedo e Idali BosseDenisio Casarini e Breno Rezende cruzaram em terceiro, 2min21s atrás dos líderes.

Entre as motos, Adrien Metge venceu mais uma nesta terça-feira. O francês completou o trecho longo em um período de 5h11min33s, terminando 1min07s à frente de Mason Klein, da Honda. Martin Duplessis chegou em terceiro, 3min22s atrás do primeiro colocado. Gabriel Soares e Gabriel Bruning completaram a lista dos cinco primeiros.

No geral, Metge agora tem uma vantagem de 11min12s para Duplessis e 11min51s para Klein, atual campeão da categoria do Sertões.

Sob o regime de parque fechado, os pilotos partem para a segunda perna da Maratona nesta quarta-feira. Desta vez, os carros e UTVs da CBA vão percorrer o trecho mais longo, enquanto as motos, quadriciclos e UTVs da CBM competem no trecho mais curto.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.